26 abril 2011

CASA DO FOLCLORE REALIZA CURSO DE BONECOS DE PANO




A Secretaria Municipal de Cultura e do Turismo, através da Coordenação da Casa do Folclore Zeca de Noberto, realiza neste mês de abril o curso gratuito de Boneca de pano temática, intitulado folclore local, voltado a um público composto por estudantes e professores.
Ministrado pela artesã Tânia Aguiar, são oferecidas 20 vagas, e o curso será apresentado em três módulos, sempre as segundas e terças-feiras, sendo que por motivo do feriado do Dia do Trabalhador, 01 de maio, os próximos encontros serão nos dias 09 e 10, 16 e 17 de Maio.
Reunidas em mesas redondas, onde a artesã aplicou a metodologia de capacitação massiva, quando os instrumentos para confecção são compartilhados entre os participantes para que seja adicionado ao objetivo especifico do projeto, a economia solidária, através da qual a comunidade possa se auto-sustentar, e levar adiante os valores folclóricos.
As inscritas fizeram moldes, pontilharam modelitos inspirados nas caceteiras, e superaram suas próprias limitações, pois muitas não sabiam costurar.
“Ao todo, serão seis aulas, onde confeccionaremos bonecos de pano e indumentárias inspiradas nas Caceteiras, Reisado, São Gonçalo e Chegança. Na turma, temos pessoas que ainda não sabem costurar e pessoas experientes, que através do curso as motivaremos a desenvolver a comercialização do artesanato”, explicou a artesã Tânia Aguiar.
Participando ativamente da capacitação, a coordenadora da Casa de Folclore “Zeca de Noberto”, Maria da Glória Santos, também desenvolve as técnicas da artesã, passo a passo.
Em meio às senhoras e adolescentes inscritas, brincantes do Reisado de Satú participam do curso com o objetivo de aprender a arte para comercializar a produção, posteriormente.
As adolescentes Aline da Conceição Santos, 14; Maria José Conceição dos Santos,16; e Radele Conceição Matheus, 12, são brincantes do reisado de Satú e pensam em comercializar bonecos com indumentária folclórica.
“Brinco no Reisado de Satú e assim que soube do curso de bonecos temáticos, me inscrevi. Eu não sabia costurar, mas estou aprendendo e penso em fazer os bonecos de pano para comercializar”, disse Radele.
Assim como as adolescentes, também está presente a costureira veterana Terezinha Leite da Silva, 68, que revelou ter brincado bastante com bonecos de pano durante sua infância e que, o curso veio em boa hora.
“Pretendo aprender a fazer as bonecas de pano, pois na minha época, o corpo, a cabeça, os braços e as pernas eram feitos separados e costurados em seguida, mas a técnica da artesã Tânia é ainda mais simples, pois o molde já permite o desenho do corpo inteiro, bastando costurar e alinhavar para dar forma aos bonecos e aos modelitos”, observou a dona Terezinha que faz o curso em companhia da filha e pretende explorar o aprendizado.
Das 9h às 12h, segundas e terças-feiras, na Casa do Folclore “Zeca de Noberto”, em São Cristóvão, onde a Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal da Cultura e do Turismo promove a perpetuação do folclore local explorando o potencial econômico, alinhado à sustentabilidade.

Texto e Fotos: Yara Santos