31 janeiro 2011

SECRETARIA DA SAÚDE PROMOVE CAPACITAÇÃO DE ENFERMEIROS

Para comemorar o dia mundial em combate à Hanseníase, a Secretaria Municipal da Saúde através da coordenação municipal de controle da doença, realizou na manhã desta segunda-feira, 31, o primeiro módulo do curso de capacitação para os profissionais em enfermagem, que compõem o quadro do programa de saúde da família.
Sob o comando de Meire Silvestre, coordenadora municipal do controle de DST/HIV, Hanseníase, Tuberculose e Hepatites virais, cerca de 20 enfermeiros puderam esclarecer duvidas e enriquecer seu conhecimento, com dicas e informações sobre o combate da doença.
A hanseníase é uma doença contagiosa, que pode ser pega através da via respiratória ou do convívio prolongado com a pessoa infectada, mas tem cura e seu tratamento é gratuito. Meire explica, que a capacitação é uma forma de não somente reciclar os conhecimentos do profissional, mas deixá-lo em estado de alerta para detectar algum caso na cidade.
“Muitas vezes o paciente chega ao posto médico com alguma mancha ou placa na pele e é direcionado ao dermatologista, quando já poderia ter dado inicio ao tratamento como paciente de hanseníase. A capacitação serve para despertar a atenção do enfermeiro quanto a identificação desses casos, que deve ser sempre no inicio da doença para evitar complicações futuras” completa.
A coordenadora fala que um paciente com hanseníase pode levar uma vida normal no trabalho, no âmbito familiar ou mesmo na sociedade. O tratamento, que é disponibilizado em todas as unidades de saúde gratuitamente, leva de 06 a 12 meses e é realizado através da ingestão mensal de comprimido.
Em São Cristóvão o número de pacientes identificados no ano de 2010 foi de 14 pessoas, mas, de acordo com a coordenação de controle da doença, esse número deve ser bem maior, pois muitos pacientes por vergonha recorrem ao tratamento em outras unidades de saúde localizadas fora do território sancristovense.
Além, de preparar o profissional para a identificação da doença e suas diversas formas, os enfermeiros foram preparados a lidar emocionalmente com os pacientes. A próxima capacitação será com os agentes de saúde, principal elo entre o paciente e o médico.
Meire Silvestre explica que a meta é realizar a capacitação de todos os profissionais da saúde, esclarecendo a necessidade do reconhecimento das doenças hanseníase, tuberculose, hepatite e o vírus da AIDS.

Texto e foto: Grazziele Santos

PREFEITURA PRESERVA PATRIMÔNIO DA HUMANIDADE

Visando a preservação do mais novo Patrimônio da Humanidade, a Prefeitura Municipal de São Cristóvão por meio da Secretaria da Infraestrutura está instalando cerca de 70 cabeças-de-frade ao redor de toda a Praça São Francisco.
A ação realizada a pedido do Instituto do Patrimônio Artístico Nacional em Sergipe (Iphan) em parceria com a Secretaria da Cultura e Turismo do município, tem como objetivo inibir a circulação de veículos motores em cima do Patrimônio.
De acordo com o secretário adjunto da infraestrutura, Anselmo Lisboa muitos moradores ainda, insistem em transitar por cima da Praça, com motos e carros de passeio.
“Os obstáculos tem a função de ajudadores, ou seja, eles auxiliarão no combate ao tráfego de veículos e na preservação do nosso patrimônio” completa Lisboa.
A Praça São Francisco foi contemplada com o título de Patrimônio da Humanidade pela Unesco em 1° de Agosto do ano passado, onde São Cristóvão foi a única cidade do Brasil a disputar a chancela.

Texto e foto: Grazziele Santos

EMEF RUTE DUCE GANHA PRAÇA DA LEITURA

Incentivada pelo curso de leitura, promovido pela Natura em parceria com a Prefeitura Municipal de São Cristóvão durante o ano de 2010, a direção da Escola Municipal Rute Duce de Almeida dará início no próximo dia 07 de fevereiro ao projeto “Leitura, que é isso”.
A iniciativa tem como objetivo promover a prática de leitura dentro do estabelecimento de ensino, não somente pelos alunos, mas principalmente entre os professores, que muitas vezes não sabem ou não tem motivação para a prática.
Segundo a diretora do Rute Duce, Jandira Andrade, a idéia é fazer com que todas as turmas participem do projeto. “Todos os dias as turmas do pré-escolar ao EJA irão à Praça da Leitura, local que criamos para realizar esse momento, sempre acompanhadas dos educadores, onde exercitarão por 60 minutos a leitura de vários exemplares” explica Jandira.
Localizada no pátio de entrada do colégio, a Praça da Leitura é composta por alguns bancos que nos remetem aos antigos assentos das praças dos anos 80. Literatura, contos, fábulas e poesias preenchem o pequeno armário, que fica sempre de portas abertas aos interessados em aprender.
“Como não temos espaço para uma biblioteca nós criamos esse espaço aqui na entrada. Além dos livros de autores renomados, a exemplo de Carlos Drummond de Andrade, os alunos também podem usufruir de várias revistas educativas” completa a diretora.
Todos os exemplares contidos na Praça da Leitura foram adquiridos pelo Ministério da Educação (Mec), através da parceria com a Secretaria Municipal de Educação. A meta, de acordo com a diretora, é que cada turma confeccione um livro e exponha na Feira de Literatura, que será realizada na unidade no mês de abril.

Texto e Foto: Grazziele Santos

27 janeiro 2011

CAPS VALTER CORREIA REALIZA PROGRAMAÇÃO CARNAVALESCA DE INTEGRAÇÃO

A Prefeitura Municipal de São Cristóvão, por meio da Secretaria da Saúde, através do trabalho desenvolvido pela equipe do Centro de Atenção Psicossocial Valter Correia, realizará uma programação carnavalesca que integrará usuários, familiares, equipes e comunidade, na 1ª Lavagem do CAPS Valter Correia.
Segundo o agente administrativo, Jorge Luiz Cirilo Santos, após reunião realizada na ontem, 26, a programação acontecerá no dia 03 de Março, a partir das 14h, quando deverá reunir os usuários dos CAPS Valter Correia e do João Bebe Água, seus familiares, a comunidade e representantes das secretarias, que receberão convites.
Pensando no conforto dos foliões, já foi solicitado da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), o fechamento do trecho onde está localizado o CAPS Valter Correia, a Avenida Horácio Souza Lima, situada no Bairro Alto da Divinéia.
“Solicitamos da SMTT, o fechamento da Avenida Horácio Souza Lima, para que possa ser realizado o cortejo, além da brincadeira do mela-mela, que será acompanhada do carro-pipa”, informou Jorge.
De acordo com o agente administrativo, foi solicitado também da Secretaria Municipal da Cultura e do Turismo, um grupo folclórico, que deve se apresentar entre as pausas da banda de frevo, que será responsável pelo tom da festa.

Agenda
Nesta sexta-feira, 28, o CAPS Valter Correia realizará a festa dos aniversariantes do mês. No período da manhã e da tarde, serão realizadas atividades e ao meio-dia, acontecerá um grande almoço comemorativo.

Texto: Yara Santos

CONSELHO MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL APRESENTA RELATÓRIO

Na manhã desta quinta-feira, 27, o Conselho Municipal de Assistência Social promoveu, através dos seus membros governamentais e não-governamentais, a apresentação de um relatório, referente às atividades realizadas durante o ano de 2010.
Além dos membros representantes dos órgãos participantes (coordenadores do Peti, CREAS, CRAS, Casa da Criança, Bolsa Família do Eduardo Gomes e do Projovem), também se fizeram presentes alguns conselheiros tutelares, eleitos na primeira eleição direta, promovido pela atual administração.
Compõem o conselho, 10 órgãos, sendo destes, cinco não governamentais (Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais, Paróquia Nossa Senhora da Vitória, Lar Imaculada Conceição, Asilo Isaías Gileno Barreto e o EBAL); e cinco governamentais (Secretaria Municipal da Inclusão Social, Secretaria da Educação, SAAE, Secretaria da Saúde e Fazenda).
O relatório serviu para que cada órgão pudesse expor as atividades realizadas, além das dificuldades que deverão ser superadas durante o ano atual.
A equipe da Secretaria da Inclusão Social, através dos programas desenvolvidos pelo Creas, revelou uma realidade impactante quanto ao número de ocorrências de violência sexual praticada contra crianças no município. O Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), através de sua coordenadoria, apresentou o resultado de um ano significante entre perdas e conquistas. A coordenadora do Peti, Sandra Lima, informou que tem trabalhado, junto com sua equipe, para desvencilhar a concepção da comunidade de que o Peti seria uma espécie de escola, destinando o atendimento às crianças e adolescentes em situação de risco, com direitos violados, no que concerne à exploração do trabalho infantil.
Além desta vertente, a coordenadora informou que no conjunto Eduardo Gomes, o programa Federal deverá funcionar no Cras Gílson Prado Barreto e a partir do dia 08 de Fevereiro, terá início a divulgação do Peti nas escolas.
O Cras apresentou seus grupos de geração de renda, de gestantes, crianças e o grupo de terceira idade. As equipes da sede e do conjunto Eduardo Gomes foram remanejadas e a experiência dos profissionais será aproveitada, a exemplo do grupo de atividades para crianças portadoras de necessidades especiais, o qual já havia no Eduardo Gomes e está sendo estudada a possibilidade de implantação na sede.
Ao final das apresentações do material audiovisual, cada membro pôde esclarecer suas dúvidas, questionar as metodologias e se somar para o novo ano que já se iniciou.

Texto: Yara Santos

25 janeiro 2011

SEMFAZ ENTREGA BOLETOS DO IPTU NAS MÃOS DOS CONTRIBUINTES

A Secretaria Municipal da Fazenda pretende concluir a entrega dos boletos tributários do IPTU (Imposto sobre a propriedade predial e territorial urbana) no próximo dia 17 de Fevereiro.
A entrega foi iniciada no dia 17 de Janeiro, logo após serem capacitados para a geração do documento, dobra e devida entrega. Onde 16 agentes e dois coordenadores foram contratados para essa atividade, que deve ser cumprida no período de 30 dias.
O IPTU é um imposto brasileiro instituído pela Constituição Federal cuja incidência se dá sobre a propriedade urbana, tendo como fato gerador a propriedade, o domínio útil ou a posse de propriedade imóvel localizada em zona ou extensão urbana.
Em caso de áreas rurais, o imposto sobre a propriedade do imóvel é o ITR. Os contribuintes do imposto são as pessoas físicas ou jurídicas que mantém a posse do imóvel, por justo título.
A medida utilizada para contratar pessoas da comunidade como agentes para entregar o boleto ao contribuinte de casa em casa foi adotada pela secretaria priorizando a economicidade, pois o investimento alcançou apenas 20% do valor pedido por outras empresas para entregar o mesmo documento.
Segundo o secretário, Paulo Roberto dos Santos, já foram entregues 90% dos boletos dos contribuintes da região do grande Rosa Elze.
“Por meio da entrega pessoal, é possível corrigir as irregularidades cadastrais, com a meta de que em 17 de Fevereiro, todos os boletos tenham sido entregues, já que o vencimento do documento está datado para o dia 02 de Março”, informou o secretario.
Os agentes foram orientados desde o mês de outubro, quando passaram a aprender a lidar com todo o sistema, sendo que chegando no mês de Janeiro, bastou que fossem impressos e dobrados para que as equipes fossem para as comunidades, o que agilizou todo o processo.
O agente se comunica com o contribuinte, entregando o documento em mãos, sendo raras as exceções em que o profissional, orientado pelo coordenador, entrega a outra pessoa, a qual ficará responsável pela chegada do documento ao destinatário.
“O lema é pagar o IPTU para investir em você. Todo o recurso é revertido em saneamento básico e passa a ser uma responsabilidade compartilhada. O município precisa dos recursos para manter a máquina pública funcionando. O objetivo é investir 100% do valor pago em IPTU em serviços na comunidade. A população precisa despolitizar o pagamento do IPTU, pois o município está acima dessa vertente e os benefícios são para as comunidades”, explicou o secretário.
A função do IPTU é tipicamente fiscal, embora também possua função social. Sua finalidade principal é a obtenção de recursos financeiros para os municípios, embora ele também possa ser utilizado como instrumento urbanístico de controle do preço da terra.
Através de recursos próprios, a Prefeitura Municipal de São Cristóvão saneou a Rua do Pomar, localizada no Alto da Divinéia; reconstruiu a estrutura danificada pelas chuvas no mês de abril de 2010; no Rosa Elze, e realizou serviço de pavimentação asfáltica das ruas do conjunto Eduardo Gomes, além da coleta de lixo e do investimento de R$ 2.154.000,00, em Educação e de R$ 1.292.000,00, em Saúde.
“No ano de 2010, arrecadamos R$ 8.618.747,70, e para este ano, a meta é alcançar R$ 14 milhões, que devem ser revertidos em serviços para a comunidade”, afirmou o secretário da Fazenda.

Texto: Yara Santos
Foto: Grazziele Santos

20 janeiro 2011

FRANCESES FICAM MARAVILHADOS COM SÃO CRISTÓVÃO

Na tarde de ontem, 19, o Secretário Chefe de Gabinete, Valdione Sá recepcionou o grupo composto por 15 pessoas, entre eles sete franceses do Rotary Clube, que visitam o estado. Encantados com toda a arquitetura da quarta cidade mais antiga do país, o grupo fez questão de visitar as igrejas e conhecer de perto as obras dos Museus de Arte Sacra e Museu Histórico de Sergipe. A visita que durou cerca de 3h foi finalizada na Casa do Folclore, onde os visitantes puderam se deliciar com comidas típicas da cidade, a exemplo das famosas queijadas. Além de conhecer um pouco da história do mais animado carnaval de rua do estado. Confira abaixo as imagens:





Texto e foto: Grazziele Santos


SÃO CRISTÓVÃO MARCA PRESENÇA NA FEIRA DE SERGIPE

Localizado à extrema esquerda de quem está de frente para o palco da Feira de Sergipe, em sua 19ª edição, realizada na Orla de Atalaia, na capital, o estande do município de São Cristóvão mostra as riquezas culturais dos artesãos da cidade, que surpreendem desde as técnicas aplicadas em bordados até os doces da Cooperativa do Povoado Cabrita, além da história, contada através de material audiovisual.
A Feira de Sergipe é um evento que acontece no período de 19 a 30 de janeiro e, no primeiro dia, o estande envolto de chitas, decorado com as peças criativas das artesãs do município, recebeu a visita do governador do Estado, Marcelo Déda, acompanhado da primeira-dama e secretária da Inclusão e do Desenvolvimento Social, Eliane Aquino.
A Prefeitura Municipal de São Cristóvão, através da Secretaria Municipal da Cultura e do Turismo, convidou os artesãos, promovendo transporte, o estande e a visibilidade ao grande patrimônio que destaca São Cristóvão das demais, ‘o fazer’.
Expostos no estande, os panos de prato, jogos americanos, bordados em ponto de cruz, vagonites revelam a arte de Dilvanete dos Santos, a popular ‘Dilma’, moradora do Povoado Timbó, onde há oito anos aprendeu a arte e tem ensinado, através de cursos, para as familiares.
“Trabalhei numa casa onde a minha patroa fazia bordados, daí eu comprei uma revista na banca, aprendi e, hoje, sou eu quem ensina e faz encomendas para enxovais”, disse a sancristovense determinada.
A prodígio mora numa rua localizada nas imediações da Associação de Moradores do Povoado Timbó, onde, posteriormente, pretende ministrar cursos.
O jogo de banheiro bem trabalhado em bordados e desenhos de bom gosto pode ser adquirido pelo preço de R$ 90,00 ou encomendado ao desejo do cliente.
Maria das Graças Batista dos Santos é irmã de dona Dilma e há seis meses aprendeu a bordar, uma atividade que já complementa a sua renda. “Já temos 12 pessoas no grupo de aprendizes dos bordados”, afirmou.
Pela loja, bonecas, panos, colares e doces preenchem o estande de São Cristóvão. Em especial, os doces de araçá, umbu, goiaba com calda, leite com calda, balas de banana, caju e ameixa e cocadas.
A senhora Maria Izabel Santos é doceira do Povoado Cabrita, onde há muitos anos começou com a produção individual de doces e, atualmente, organizadas em Cooperativa, o que foi conquistado através da participação da Tânia Santos, a popular ‘dona Santaninha’.
“Há 20 anos, faço doce e ensino aos meus familiares. Antigamente, era cada um em suas casas e, hoje, estamos organizados em Cooperativa, é mais higiênico e rentável”, explicou a doceira.
Dona Maria Izabel explicou que todos os cooperados passaram por um curso de higiene na Universidade Federal de Sergipe e, agora, integra a sala de produção. Segundo informou a doceira, a Cooperativa é um sonho realizado há três anos.
“Daqui para o meio do ano, escoaremos a nossa produção para a alimentação escolar e o nome da organização agora é Cooperativa Familiar do Povoado Cabrita, CooperUnidoces”, concluiu a doceira.
Segundo expositores que já participaram de outras versões da Feira de Sergipe, o evento é uma importante oportunidade para divulgar os produtos da terra e fazer negócios.

Texto: Yara Santos
Foto: Grazziele Santos

18 janeiro 2011

ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL BENEFICIA CEMITÉRIOS EM 100%

“Antes, não havia uma coordenadoria dos Cemitérios do município de São Cristóvão, causando a falta de controle, pois cobravam uma taxa que era de manutenção, mas a população entendia que era sobre o espaço, só havia um cemitério, que possuía coveiro e os demais eram cobertos por mato”, desabafou o coordenador dos cemitérios, Valmir Silveira, ao reconhecer a mudança promovida pela atual administração, que tem à frente o prefeito Alex Rocha.
A Coordenadoria, ligada à Secretaria de Infraestrutura de São Cristóvão, foi criada em Julho de 2010, quando a população passou a se cadastrar para regularizar o local do túmulo a que têm direito as famílias.
“Antes, em administrações anteriores, chegavam a vender o mesmo túmulo para pessoas diferentes, causando um considerável constrangimento”, alegou o coordenador.
Em condições regulares, devidamente fardados, os funcionários da coordenadoria usam uma roupa inspirada nas flores do cemitério do Alto do Bernardo, cujo nome o coordenador pretende mudar brevemente.
A partir da instalação da Coordenadoria, pela atual administração, uma série de medidas foi adotada. Coveiros foram contratados, a limpeza dos cemitérios acontece periodicamente, está sendo instalada a iluminação desses logradouros, além da padronização dos túmulos, jardineiras e gavetas para que nenhum tipo de problema seja gerado com o tempo.
Também são realizadas missas, a pintura, o pagamento regular dos coveiros, além da promoção da bota, farda e carrinho de mão.
“Em termos de cemitérios, essa é a melhor gestão que São Cristóvão já teve, melhorou 100%”, disse o coordenador.
Na última quinta-feira, 20, foi contratado mais um coveiro, que deve ficar, definitivamente, à disposição da população que utiliza os serviços do cemitério ‘Cajueirinho’, localizado no Povoado Alto de Itabaiana.
Nas unidades localizadas nos povoado Alto de Itabaiana, Alto do Bernardo, Umbaubá, Alto da Colina, Cabrita, Colônia Miranda , Rita Cacete contam com um coveiro cada, com exceção do cemitério do Alto do Santo Antônio, que possui dois profissionais. Todos os cemitérios contem túmulos co limites de 1,20 m de largura por 2,20 m de comprimento.
Mesmo os cemitérios que, temporariamente, não possuam coveiros, recebem a mesma atenção quanto à limpeza e enterro dos corpos, pois quando necessário, são remanejados para estes locais e depois retornam para onde está lotado.
De acordo com as informações do senhor Valmir Silveira, recebem essa atenção os cemitérios localizados no Povoado Tinharé; Caípe Novo, Caípe Velho, Aningas, Cardoso, Aldeia, Feijão, Nova Conquista, Timbó I e conjunto Madre Paulina, que estão sem coveiros, mas a Prefeitura Municipal está providenciando as medidas necessárias para atender à população.
Atualmente, as pessoas realizam o cadastro e recebem uma numeração correspondente ao túmulo a que têm direito pra realizar o funeral de seus familiares, coibindo qualquer tipo de constrangimento ou venda ilegal de túmulos.
Segundo o coveiro da sede, João dos Santos, que atua há sete anos na profissão, hoje a categoria está organizada e recebe a atenção devida da administração e, por isso, gosta do que faz.
“Limpamos e abrimos tantos túmulos, mas quando vemos a dor das famílias, saímos para não chorarmos, do contrário não tem como trabalharmos”, expressou o coveiro ao revelar que mesmo trabalhando nessa profissão, se compadece com a dor de cada família.

Novidade
Em cada cemitério, o coordenador solicitou que os coveiros façam a limpeza e plantem as mudinhas das rosas roxas e amarelas, no sentido de dar mais beleza aos locais, onde as famílias vão visitar os túmulos de seus entes queridos.
“Antigamente, as famílias só pintavam as lápides na cor branca, mas eu incentivei a pintarem de outras cores, pois deixa o ambiente mais leve”, revelou Valmir.

Texto e foto: Yara Santos

PREFEITO EMPOSSA CONSELHEIROS TUTELARES

Na manhã desta terça-feira, 18, o Prefeito do município de São Cristóvão, Alex Rocha, em solenidade realizada no Salão Nobre da Prefeitura Municipal, assinou o Decreto de Posse dos Conselheiros Tutelares eleitos pela primeira eleição direta do município para o cargo em questão.
O evento conduzido pelo secretário chefe de gabinete, Valdione Sá, foi iniciado pela presidente Magna Barroso, que abordou temáticas importantes ligadas à eleição e ao exercício da atividade de Conselheiro Tutelar. Em seguida, foram chamados os conselheiros eleitos e os suplentes que compareceram, para assinar o livro de Ata, paralelo à assinatura do Decreto de Posse, pelo prefeito Alex Rocha.
“Essa foi a nossa 1ª eleição direta. Fizemos sem muita experiência e, por isso, as contrariedades e as denúncias estão sendo averiguadas pelo Ministério Público. Por isso, não empossamos os eleitos no dia 13, mas tendo sido autorizado, realizamos a posse na data de hoje. Na minha ótica, se houve algum prejuízo, foi para todos e não invalidam a eleição. Já solicitamos à secretaria de Inclusão Social, Carolina Pereira, a capacitação para os novos conselheiros”, adiantou a presidente.
Os conselheiros eleitos pela sede de São Cristóvão e pela região do grande Rosa Elze, além dos suplentes, que compareceram ao evento em número mínimo, foram recebidos pela secretária da Inclusão Social, Carolina Pereira, na sede do órgão referente após o empossamento.
Tomada a palavra, o prefeito Alex Rocha enfatizou a adoção do voto direto para a escolha do conselheiro tutelar, cuja iniciativa foi de sua gestão e as demais responsabilidades deste eleito. “O cargo de conselheiro é uma prerrogativa do prefeito, pois antes os gestores indicavam quem eles queriam e, agora, a população é quem escolhe através do voto direto.
“É importante que os conselheiros eleitos e os suplentes estivessem todos presentes a esse evento. O Ministério Público realizará a fiscalização do trabalho dos eleitos. Junto com a secretaria da Inclusão Social, foi possível implantar o CRAS no conjunto Eduardo Gomes, para atender a população vulnerável. Os eleitos vão precisar ter muito carinho, amor e determinação no trabalho com as crianças maltratadas e judiadas. Vocês vão contribuir com uma parte da sociedade mais vulnerável”, disse o prefeito, que parabenizou os vitoriosos.
A solenidade foi prestigiada pelo prefeito Alex Rocha; secretária da Inclusão Social, Carolina Pereira; secretário da Educação, Morgan Prado; secretário chefe de Gabinete, Valdione Sá; secretário da Infraestrutrura, Marcos Souza; secretário da Fazenda, Paulo Roberto dos Santos; secretário da Administração, Manoel Barros; secretário Adjunto da Saúde, Angelino José Santos; Superintendente de Transporte e Trânsito, Wellington Alves de Oliveira; Presidente do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA); Magna Lúcia Cardoso Barroso; representantes da Câmara Municipal, os vereadores Bila e Carlos Vilão; representantes dos órgãos atuantes na garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente, além dos conselheiros eleitos e de seus respectivos familiares.

Eleitos
Titulares da sede: Adenilde Santos; Jane Carla Souza Santos Correia; Lindaci Oliveira Messias dos Santos; Katiucia Menezes Ramos; Aglaé Figueiredo de Santana, do Conjunto Eduardo Gomes: Julio César dos Santos; Janizete Rezende Souza; Rosângela Rodrigues de Souza Gouvêa; Michael Andrey Cruz; Everton Oliveira Alves; sendo que dos suplentes, compareceram da sede, somente Marleide de Jesus e do grande Rosa Elze, Gilvânia Santos Braga do conjunto Eduardo Gomes.

Texto: Yara Santos
Foto: Grazziele Santos

17 janeiro 2011

CONHEÇA UM PROCESSO LICITATÓRIO

No município de São Cristóvão, para participar de um edital de processo licitatório, uma empresa precisa ter cadastro na Prefeitura Municipal, o que é feito através do órgão de Licitação, além de estar habilitada.
Segundo a presidente da Comissão Permanente de Licitação, Maria Elizabete Oliveira, que atua com mais três integrantes, sendo eles um secretário, Raoni César Almeida; um membro, Elza do Nascimento Mendonça e um suplente, Ari Andrade de Barros, para estar habilitada a empresa precisa dos documentos em dia.
“Os documentos necessários são o Contrato Social; Certificado de registro (CNPJ); Certidão Negativa de Débito; Certidão de Regularidade Social (relativo ao FGTS); Certidão Conjunta Negativa de Débito (relativo a tributos federais); Certidão Negativa de dívida ativa do Estado; Certidão Negativa Ativa do Município; Alvará de Funcionamento; Declaração de empregados menores e a Declaração para execução do Objeto”, enumerou a presidente da Comissão.
Existem várias modalidades de processo licitatório: Pregão Presencial; Tomada de Preço; Carta Convite e Concorrência Pública. Partindo do princípio de que esteja habilitada para participar do processo licitatório, dada a publicação no Diário Oficial do Estado, no pregão presencial, a briga é pelo menor preço.
As informações são que nesse processo, as empresas têm até oito dias úteis para entrarem na disputa, que acontece em segundos buscando sempre o menor preço. Na modalidade de tomada de preço, as empresas devidamente habilitadas enviam um envelope com um preço para a realização do serviço e, no prazo de 15 dias, os envelopes são abertos e é conhecida a vencedora da disputa.
Na Carta Convite, após a publicação no jornal do Diário Oficial, a empresa diz o preço pelo qual poderá realizar a obra para a Prefeitura do Município e, em cinco dias úteis é revelada a vencedora; e, na concorrência Pública, as empresas enviam envelopes contendo o valor da obra e no prazo de 15 dias, é conhecida a vencedora.
A Licitação é um órgão que funciona no horário das 07:00h às 13:00h e atende as empresas, orientando e esclarecendo as dúvidas sobre a participação nos processos licitatórios.

Texto: Yara Santos

SEINFRA E SEMIDES ARRECADAM DOAÇÕES PARA VÍTIMAS DAS CHUVAS NO RIO DE JANEIRO

A Secretaria da Infraestrutura do Município de São Cristóvão, através da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (COMDEC), e a Secretaria Municipal da Inclusão e do Desenvolvimento Social anunciam à população sancristovense que estão recebendo doações para as vítimas das chuvas, que atingiram as centenas de famílias no Estado do Rio de Janeiro.
Estão sendo arrecadados material de limpeza, higiene pessoal, roupas, alimentos não perecíveis, água e fraldas. O que será aguardado nos órgãos referidos, de segunda à sexta, no horário das 07 às 13:00 h. Tudo o que for recolhido será enviado à Defesa Civil do Estado de Sergipe e este ao Estado do Rio de Janeiro.

Local
“Na próxima semana, a Secretaria da Infraestrutura junto com a Defesa Civil Municipal realizará uma reunião com todos os secretários municipais para traçar uma meta de trabalho para 2011, levando em conta as intempéries climáticas que têm ocorrido nos outros estados e em vista do que aconteceu em São Cristóvão no ano de 2010”, informou o coordenador da Defesa Civil do Município, Luciano Silva.

Texto: Yara Santos
Foto: Bill Vaz/arquivo internet

PREFEITO EMPOSSA NOVOS CONSELHEIROS


A prefeitura Municipal de São Cristóvão convida toda a população para participar amanhã, às 9h, no Salão Nobre, para solenidade de Posse dos Conselheiros Municipais. Ao todo 20 conselheiros, incluindo titulares e suplentes que disputaram as eleições na sede e bairro Rosa Elze.

14 janeiro 2011

PREFEITURA DE SÃO CRISTÓVÃO ORGANIZA FESTA DE NOSSO SENHOR DOS PASSOS

Na manhã desta sexta-feira, 14, o Prefeito do município de São Cristóvão, Alex Rocha; o pároco da cidade, Padre Bernardino, e os membros da secretaria da igreja Matriz; secretários municipais; Policia Militar; além do Superintendente Municipal de Transporte e Trânsito, Wellington Alves Oliveira; o diretor do SAAE, Carlos Tadeu Rosa; o procurador municipal Edemílson Júnior e a Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal, para apresentação dos detalhes da organização da tradicional Festa de Nosso Senhor dos Passos, maior romaria do Nordeste, nos dias 19 e 20 de março.
Organizada por meio de uma parceria entre a Paróquia Nossa Senhora da Vitória e a Prefeitura Municipal, responsável por toda a logística do evento, a programação religiosa contará com um novo pároco, o qual deverá vir ao município após a saída do Padre Bernardino, o Padre Valdson dos Santos Azevedo.
Através da reunião a Prefeitura ficou a par dos pontos que devem ser trabalhados para que o evento transcorra de maneira segura para os fiéis e demais visitantes. Dentre as solicitações, ficou evidente que segurança é um ponto unânime entre os segmentos envolvidos.
Para as barracas, será realizado um mapeamento de um lugar para a instalação e organização dos vendedores ambulantes. Quanto ao transporte, a SMTT e a secretaria da Infraestrutura deverão redirecionar o fluxo de veículos, sinalização das ruas e outras medidas. Também será utilizado um guincho para remover os veículos que estejam ocupando a via por onde passará o cortejo religioso, sendo que para acionar tal medida, será anteriormente feita a solicitação de remoção.
Já para a segurança, será solicitado policiamento durante a procissão, proibida a venda de bebidas tanto nos barezinhos quanto nos ambulantes situados às ruas por onde passam a procissão, além da convocação da Polícia Ambiental para fiscalizar o som de mala dos carros durante o evento religioso.
Ao fim da reunião, ficaram acertados o alojamento das autoridades, a divulgação do evento através de uma política interna de visibilidade da festa tradicional, no sentido de deixarem evidência os pontos de apoio para os visitantes que chegarem ao município.
No mais, a população será avisada dos dias em que passará o caminhão do lixo e os carros de moradores do centro histórico serão identificados com adesivos, disponibilizados pela SMTT. A partir da próxima semana, a divulgação do evento terá caráter oficial.

Texto: Yara Santos
Foto: Grazziele Santos

13 janeiro 2011

SMTT APREENDE ANIMAIS EM VIAS PÚBLICAS

Possuir um animal, independente de sua espécie, exige do seu dono cuidados especiais que vão além dos básicos, como alimentar diariamente e dar banho, é necessário mantê-los em local seguro, para que eles não fujam e acabem sendo apreendidos.
Em São Cristóvão, a Prefeitura Municipal, por meio da Superintendência de Transporte e Trânsito (SMTT), fiscaliza diariamente as vias públicas e recolhe em sistema de apreensão, os animais que estão soltos sem nenhum responsável nas vias públicas. A ‘pega’, como é chamada a apreensão dos animais, acontece 24h por dia a semana inteira, e pode ser feita através de buscas ou denúncias feitas pelos populares.
Wellington Alves, superintendente do órgão, explica que a apreensão faz parte de uma determinação da justiça, que pensando nos transtornos casados por animais durante o trajeto de veículos e pedestres autoriza a SMTT a recolher esses animais.
“Todos os dias recolhemos um animal, em sua maioria são cavalos e bois, cujos donos levam para pastas nos campos e acabam se desvencilhando do rebanho, provocando incomodo a população e algumas vezes até acidentes” esclarece.
Os animais apreendidos são levados a um pasto, conhecido como ‘queima’, lá eles recebem carinho, banho e alimentação até que seu dono ou responsável compareça ao local para resgatá-lo. Alves explica que os donos devem procurar o órgão para retirada do animal em 10 dias com tolerância de mais cinco dias úteis ao final desse tempo.
Para ser retirado do queima o dono do animal efetua o pagamento de uma taxa, que equivale aos gastos com transporte e pessoal durante a apreensão e os custos com alimentação durante os dias que o animal ficou hospedado no estábulo. Extrapolado o prazo a SMTT leva o animal para leilão.
“Cada vez que apreendemos um animal nós marcamos seu corpo com um ferro, o que nos ajuda a identificar se esse animal caso ele seja apreendido novamente. Na terceira apreensão o dono não pode mais retira-lo, pois a lei nos permite que o levemos a leilão, por isso a necessidade dos cuidados com os animais” falou.
No último dia 04, a superintendência realizou um leilão com cerca de 10 animais, entre eles, bezerros, cavalos, burros e jegues. Toda a verba arrecadada durante o leilão é destinada a compra de ração para os animais.

Texto e foto: Grazziele Santos

USUÁRIOS DO CAPS VALTER CORREIA REALIZAM ASSEMBLEIA

“Teus olhos dizem não quero
Teus lábios dizem talvez
Está dando a resposta certa
Vou perguntar outra vez [...]”
Félix Silva

Na sombra de uma árvore frondosa, cadeiras em círculo, usuários e funcionários em assembléia para buscar melhorias para o serviço prestado pelo Centro de Atendimento Psicossocial (CAPS) Valter Correia aos seus usuários. A prática acontece quinzenalmente com o objetivo de enaltecer os pontos positivos e solucionar o que precisa ser melhorado no serviço e na estrutura.
À frente da coordenação da assembléia, a enfermeira Agleide da Silva Araújo explica que “dentro das condições da instituição, a equipe tenta realizar um trabalho de reinserção social”. Segundo a enfermeira, são atendidos cerca de 25 a 30 usuários por dia.
Na manhã desta quinta-feira, 13, antes de começar a assembléia, cada um deles sentados na roda expressou a opinião sobre o que seria uma assembléia e sua funcionalidade. Posteriormente, foi aberto o espaço para que todos pudessem solicitar melhoras e reconhecer os benefícios do atendimento.
A equipe é formada por um médico psiquiatra, uma enfermeira, uma auxiliar de enfermagem, um psicólogo, duas pedagogas, três oficineiros, dois agentes administrativos, um vigilante e um motorista. Diariamente, são realizadas atividades de reinserção social, sendo que o CAPS Valter Correia conta com oficinas de reciclagem, que trabalham a coordenação motora dos usuários, a criatividade e a identidade cidadã do artista que a partir de sua peça produzida ganha um novo olhar da sociedade.
Oficineira há alguns anos, Maria José dos Santos revela a sua experiência com os usuários. “Realizo a oficina de reciclagem, transformando o lixo em luxo. Eles se adaptam muito rápido às atividades que lhes são propostas. A dificuldade enfrentada é quanto ao transporte, pois contamos com um carro pequeno, o qual necessita fazer diversas viagens para buscar os usuários nos povoados e nas áreas mais distantes”, falou.
Maria José falou que o trabalho de ressocialização desenvolvido já conta com alguns resultados, a exemplo da dona Maria José, chamada de Foguetinho, que já produz chapéus em jornal que utiliza no reisado e nas caceteiras; e a dona Zenaide, ‘Celebridade’, que continua se tratando, mas já faz manicura e pedicura. O senhor ‘Alonso’ é um usuário que apresentava tremedeiras, mas através das oficinas adquiriu melhor coordenação motora e conseguiu espaço no mercado de trabalho.
As demais oficinas são ministradas por Mirtes dos Santos Madureira, que trabalha com o bordado (vagonite) e pintura em tecido; e Maria Rute dos Santos, que ministra oficina de reciclagem e biscuit, para a produção de lembrancinhas.
Dentre os talentos, existe o clone do cantor Amado Batista, é o Gileno Fontes Tavares de Menezes, 63 anos, que após ter sofrido um acidente, passou a tomar medicamentos controlados, mas a música sempre esteve presente à sua vida e, vivendo a sua nova realidade, continua cantando e é tido como a alegria do CAPS. “Cantei em TV, em Banda de música, em São Paulo, no Trem das Onze”, falou.
A poesia também está presente através dos versos apaixonados de Félix Silva, o qual dedicou os versos a alguém que lhe encantou os olhos e o coração. Para este ano, a equipe pretende realizar eventos como biongos, leilões, levando a produção dos usuários para que a sociedade as conheça e convidando esta a interagir com o trabalho psicossocial.

Texto: Yara Santos
Foto: Grazziele Santos

12 janeiro 2011

ARQUIVO PÚBLICO GUARDA TRAJETÓRIA DE SÃO CRISTÓVÃO

O Arquivo Público da cidade de São Cristóvão é uma das mais antigas repartições do município. Nele está contido documentos seculares, que contam a historia da quarta cidade mais antiga do país. Apesar de gratuito e aberto diariamente para toda população, poucos conhecem a sua existência e real funcionalidade.
Maria José de Jesus, chamada carinhosamente pelos colaboradores da administração de Zezé, conta que são poucos os visitantes no departamento, e em sua maioria a procura são por documentos financeiros.
“O arquivo não recebe muitas visitas, uma vez ou outra surge um pesquisador ou um estudante interessado em saber sobre a historia da cidade. O movimento no setor se deve mesmo aos funcionários e ex-colaboradores, que buscam documentos que comprovem sua participação durantes as gestões, a exemplo de contra-cheques ou contratos” explica Zezé.
Todo e qualquer cidadão pode ter acesso ao arquivo público de São Cristóvão, mas para isso é necessário entrar em contato com a equipe, por telefone ou pessoalmente, para agendar um horário.
Funcionário do setor a cerca de dois anos, Clemison Agripino explica, que os documentos solicitados demoram de 48 a 72 horas para serem entregues. Ele explica que para os pesquisadores é disponibilizado um funcionário, que o acompanhará durante toda a pesquisa.
“Aqueles que tem interesse em conhecer e ter acesso a parte interna do arquivo são acompanhados por um funcionário, que auxilia o visitante durante toda a pesquisa” completa.
Os documentos chegam ao órgão no final de cada gestão, ou seja, a cada quatro anos o arquivo público de São Cristóvão chega a receber mais de uma tonelada de papel. São decretos, leis, exonerações, contratos, despesas, ofícios das mais variadas solicitações, que separados em pastas e armários, ambos nomeados, ganham nova função, que é a de resguardar e contar a história de todo um povo.
“Nós temos aqui, documentos que são do ano de 1820. Grande parte desses documentos relatam o dia-a-dia de nossa gente” relata Zezé.
O funcionário do órgão, Sandro Lima, lamenta a perda de alguns documentos, pois devido ao tempo e a má conservação, muitos deles não suportaram e desfez-se.
“O tempo, assim como a umidade e o auxilio de alguns roedores, fizeram com que perdêssemos muitos documentos. Infelizmente, os documentos mais antigos não resistem ao manuseio” completa.
Para ter acesso ao arquivo público de São Cristóvão e necessário apenas marcar um horário através do telefone 3261-1131 ou ir até a rua Ivo do Prado, centro histórico, no horário das 8h às 14h.

Foto e texto: Grazziele Santos

10 janeiro 2011

AGLAÉ FONTES REPRESENTA SÃO CRISTÓVÃO DURANTE ENCONTRO CULTURAL DE LARANJEIRAS

A programação da sexta-feira, 07, segundo dia do Simpósio do XXXVI Encontro Cultural de Laranjeiras, foi aberta com a apresentação das cantadeiras de Romance, Dona Bernadete e suas filhas, do Povoado Boca da Barra, localizado no município de Pacatuba, o que deu o tom cultural ao evento.
Voltado à discussão de temáticas sobre o Patrimônio Imaterial e a Era Digital, uma série de vertentes, que tangiram do assunto proposto possibilitou a participação de colaboradores à mesa, que apresentaram diferentes experiências envolvendo o social, o folclórico e a política de preservação e enaltecimento do patrimônio.
Ponto referencial da temática abordada no evento, o município de São Cristóvão fez-se representar através da professora Aglaé Fontes, secretária da Cultura e do Turismo; além do historiador Thiago Fragata, diretor do Museu Histórico de Sergipe; da coordenadora da Casa do Folclore Zeca de Noberto; Glória Santos, e da equipe do IPHAN, em São Cristóvão.
A importância histórico-cultural do município de São Cristóvão fez com que a temática determinada para a edição 2011 do Encontro Cultural ganhasse amplitudes ainda maiores, pois foi possível conhecer projetos de outros estados, a exemplo do Fundação Casa Grande, no Ceará; e o Maracatu Estrela Brilhante de Igarassu, do Pernambuco; e, mesmo, a história de Bárbara Cristina dos Santos, Lôxa da nação nagô de Laranjeiras e mestre das Taieiras, revelada pelo orixá maior como tal.
As figuras citadas formaram a Mesa Redonda “Jovens Mestres do Patrimônio Imaterial”, presidida pela professora Aglaé Fontes. Em meio à riqueza trazida por cada um dos componentes da mesa, a professora renovada na juventude dos participantes e encantada com a entrega de cada um deles às suas histórias, revelou ter participado dos 36 encontros já realizados. “Participo exatamente durante 36 anos do Simpósio, o que considero a alma do Encontro Cultural de Laranjeiras”, disse.
Representando a si própria, enquanto agente cultural, atualmente secretária da Cultura e do Turismo, a professora Aglaé falou um pouco sobre São Cristóvão, quarta cidade mais antiga do país, cuja Praça São Francisco recebeu a chancela de Patrimônio da Humanidade, onde o Festival de Artes deixou muitas saudades e o desejo de que seja resgatado.
“São Cristóvão perdeu o título de capital quando tinha 250 anos. Sofreu muito porque já nasceu como cidade e tornou-se capital. Perdeu o título para uma cidade que, até hoje, tem uma água de baixa qualidade. O título de patrimônio mundial foi muito importante para reaver a auto estima da cidade, através da Praça São Francisco. Será necessário, agora, reeducar a comunidade para não passar com veículos no local”, falou.
Durante a sua fala, a secretária revelou estar na expectativa do resgate do Festival de Artes de São Cristóvão. “Quando assumi a Secretaria da Cultura e do Turismo de São Cristóvão, solicitei da Secretária de Estado da Cultura, Eloísa Galdino, apoio para realizar o Festival de Artes de São Cristóvão, que é importante para todo o estado. O projeto já foi enviado à Brasília, mas com a mudança de ministro, vamos precisar de uma força da secretária Eloísa”, revelou.
Ao final de sua fala, concluído os trabalhos da mesa e o debate que fora gerado de forma pertinente ao tema geral do Encontro, a secretária finalizou a sua contribuição e mediação com a afirmação de que “o simpósio é importante para a troca de conhecimentos”, disse.

Texto: Yara Santos

GRUPOS FOLCLÓRICOS DE SÃO CRISTÓVÃO ENCANTAM TURISTAS EM LARANJEIRAS

Zabumba, ganzás, cuícas, sanfona e triângulo. Foi ao som desses cinco instrumentos, que os grupos folclóricos Reisado da Paz e Caceteiras do Rindú anunciaram a sua chegada no XXXVI Encontro Cultura de Laranjeiras, que aconteceu nos dias 06 a 09 de janeiro.
Vestidos com roupas exuberantes, montadas com apliques e fitas coloridas, espelhos e chapéus cobertos com flores de tipos variados, os brincantes distribuíram seu charme pelas ruas históricas da cidade.
O ritmo e o canto empolgante cativaram diversos olhares, atraindo dezenas de curiosos para o tablado cultural Seu Oscar. Elidiane Vieira, estudante do 7° período do curso de história e moradora da quarta cidade mais antiga do país, não se conteve ao ritmo e fez questão de acompanhar o grupo do início ao final da apresentação.
“Essa é a primeira vez que venho ao encontro de Laranjeiras, se antes eu já estava animada imagina agora que vejo os grupos da minha cidade. Fico emocionada em saber do prestígio que os grupos da minha terra têm.” falou a estudante.
A cidade de São Cristóvão, quarta cidade mais antiga do país, é famosa não somente por ser Patrimônio da Humanidade ou por possuir belos casarões antigos. Mas também, por ter uma diversidade cultural ampla. Todos os anos os grupos folclóricos seguem a estrada até a cidade de Laranjeiras para se apresentar, a presença deles é esperada por todos.
A moradora da capital sergipana, Lurdinha explica que todos os anos participa do encontro e se encanta com os grupos de São Cristóvão. Este ano a sergipana veio acompanhada de uma amiga portuguesa, que não se conteve em pedir para tirar retratos com os brincantes.
“Não sei o que é mais encantador, se é o canto, o ritmo ou a batida. Tudo é muito lindo, tudo o que vem de São Cristóvão me fascina, mas essas danças são sem comparação” explica Lurdinha, que não parou um só minuto de se balançar.
A primeira apresentação foi feita pelo Reisado da Paz, logo após foi a vez das Caceteiras de Rindú, que não decepcionou o público que encontrou na porta da igreja Matriz o camarote perfeito para assistir toda a apresentação.
Para Maria José dos Santos, mais conhecida como “Foguetinho”, a dança folclórica é muito mais do que uma brincadeira, é uma terapia. “Eu sou doente mental e encontrei na dança folclórica o incentivo que precisava para levantar minha cabeça e mostrar que não sou diferente de ninguém. Hoje além, de dançar eu toco cuíca e ganzá, isso realmente me realiza” completa.

Texto e foto: Grazziele Santos

CONFIRA ALGUNS CLIC'S DA CHEGANÇA DE MESTRE RINDÚ