31 outubro 2011

ANIVERSARIANTE DO MÊS É COMEMORADO COM FESTA À FANTASIA


A festa dos aniversariantes do mês de outubro na unidade do Programa de Erradicação (Peti) da sede de São Cristóvão foi bem diferente das anteriores. Comemorado hoje, 31, cerca de 25 crianças da unidade realizaram a primeira festa à fantasia do Peti.
Caceteiras, mulher gato, Batman e cinderela foram apenas algumas das diversas fantasias utilizadas pelos pequenos, que pularam durante toda a manhã ao som das músicas do É o Tchan.
Segundo a educadora, Analine Nascimento, a ideia da festa à fantasia partiu das crianças que associaram o último dia do mês ao dia de Halloween, festa típica dos Estados Unidos em que se comemora o dia das bruxas. “Todos os meses nós fazemos essa comemoração, esse mês eles sugeriram que a festa fosse à fantasia, o que coincidiu com o dia das bruxas” completa.
Enfeitado com fitas coloridas, e muitas caricaturas e desenhos de personagens de desenhos infantis, o salão se transformou em poucos minutos numa espécie de boate. Além da música contagiante, os pequenos se deliciaram com um gostoso bolo de chocolate e muita pipocas e balas.
Sandra Lima, coordenadora explica que todo o material utilizado, entre pipocas e doces, foi comprado com o dinheiro arrecadado no bazar do Peti. Além da sede, as outras seis unidades também comemoram hoje o dia do aniversariante do mês.

Texto e foto: Grazziele Santos

CAMPEONATO DOS QUARENTÕES ENCERRA NESTE DOMINGO

Acontece no próximo, domingo, 06 de novembro, no Campo do Limão a partir das 8h o encerramento do Campeonato dos Quarentões. Realizado pela Prefeitura Municipal de São Cristóvão, através da Secretaria da Juventude e do Esporte, o campeonato premiará os quatro primeiros colocados.
Iniciado em agosto desse ano, o campeonato dos quarentões reuniu oito equipes de todo o município, entre elas o Real Sociedade, do conjunto Eduardo Gomes; e o Colinenses, que disputam o primeiro lugar.
O primeiro colocado leva para casa 3 mil reais mais troféus e medalha. A disputa acontece no Campo do Limão e a entrada é franca.

Texto: Grazziele Santos

CULTURA REALIZA 4° RODA DE LEITURA

Importante para o desenvolvimento intelectual de qualquer cidadão, a leitura é um excelente instrumento para se manter sempre bem informado. A prática desse hábito proporciona a criança, e até mesmo ao adulto, o aumento da capacidade de escrita e argumentação.
Como forma de estimular a prática dessa atividade, a Prefeitura Municipal de São Cristóvão, por meio da Secretaria da Cultura e do Turismo realizou na última quinta-feira, 27, a 4° Roda de Leitura “Beco do Pai Tomé”.
Realizada na Biblioteca Pública Municipal Senador Lourival Baptista, a roda reuniu alunos da 3° série da Escola ‘Elic’, que puderam contemplar a contação de história feita por professores, entre eles Tia Rose, como é chama carinhosamente por seus alunos; pela pedagoga Eliene Marcelo; a diretora da Casa do Folclore Zeca de Noberto, Maria Glória Santos; e pelo diretor do Museu Histórico de Sergipe, Thiago Fragata.
Alguns textos lidos pertenciam a autores já conhecidos entre os pequenos, a exemplo de Maurício de Souza, autor da Turma da Mônica, lida por Eliene Marcelo.
Sob o olhar atento das crianças, cada professor leu uma história diferente. Interpretação e criatividade não faltaram nessa hora, o que proporcionou muitos sorrisos na sala. Além de apreciar a contação de história, os pequenos também mostraram que são bons na leitura e em conjunto com demais coleguinhas leram alguns textos.
Elieci Fraga, professora responsável pela turma, explica que a leitura é praticada diariamente na escola. “Nós sempre fazemos rodas de leitura, onde cada aluno lê uma obra do seu agrado”.
Quanto a visitação à ‘Casa dos Livros’, como Fragata nomeia a biblioteca, Elieci falou que essa é a segunda vez que os alunos visitam o ambiente, mas com certeza visitarão com mais freqüência, pois o interesse pela leitura foi evidente.
As crianças gostaram tanto da história de Cecília Meireles, que ao final da atividade pediram para que a mesma fosse contada novamente.

Roda de Leitura


Iniciado em julho deste ano o projeto acontece sempre na Biblioteca. Segundo Glória o objetivo é incentivar a prática da leitura, não somente dos livros, mas em revistas e gibis. “É necessário que os pais incentivem os filhos a ler desde pequenos, isso é bom para a formação da criança e para seu desenvolvimento tanto na escola quanto para sua formação enquanto cidadão” completa.
A biblioteca tem atualmente 10 mil exemplares e uma área reservada especialmente para as crianças, que podem usufruir de todo o conhecimento de segunda a sexta, das 8h às 17h.

Texto e foto: Grazziele Santos

28 outubro 2011

Dia do Servidor Público

Não se inicia a construção de uma casa sem que se faça o alicerce.
Assim é o serviço público. Não se administra sem contar com o servidor público, com este forte alicerce para a construção de uma gestão sólida.
Nesse dia 28 de Outubro, Dia do Servidor Público, quero agradecer àqueles que dão sustentabilidade à minha administração e mais uma vez estimar meu respeito aos fiéis colaboradores na construção de uma São Cristóvão, um bem com grandes dificuldades, trilhando o caminho da melhoria da qualidade de vida do seu povo, bem como cuidando da gestão pública com a merecida retidão.

Alex Rocha
Prefeito Municipal de São Cristóvão.

27 outubro 2011

CMDCA REALIZA CONFERÊNCIA LIVRE EM SÃO CRISTÓVÃO

“Nós lutamos, para que os direitos das crianças e dos adolescentes sejam cumpridos a todo o instante”. Foi com essa frase que a Presidente do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA), Maristela Thomás abriu na manhã desta quinta-feira, 27, a Conferência Livre. Com o intuito de discutir os direitos garantidos aos pequenos, a conferência precede a 6° Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, que será realizada em 10 de novembro no município.
Com o tema ‘Quem discute o presente projeta o futuro’, o evento é realizado pela Secretaria da Inclusão e do Desenvolvimento Social por meio do CMDCA, que conta com o apoio do Conselho Tutelar do município.
Além dos colaboradores da Inclusão Social, Saúde e Comunicação, vários colégios prestigiaram o evento, entre eles o Gaspar Lourenço, Glorita Portugal e Colégio Alternativo e o Projovem, levando diversos estudantes, todos com idades entre 13 e 18 anos para prestigiar o evento. Segundo Gilvânia de Souza, o convite para participar da conferência limitou-se as unidades escolares que trabalham com um público de 13 a 18 anos. “Nossa meta é fazer com que esses jovens tenham consciência dos seus direitos e que comecem a lutar por eles” explica.

Dinâmica


A palestra ficou por conta da equipe de psicólogas e assistentes sociais do Centro de Referência Especializado em Assistência Social (Creas). Antes da palestra uma dinâmica de grupo foi aplicada, para identificar entre os alunos crianças e adolescentes que conhecem os diretos garantidos a eles por lei.
Lápis, canetas coloridas, pincéis, lápis de cera e muita criatividade e imaginação deram vida ao papel em branco, que em poucos minutos exprimiu a realidade e os sonhos que cada grupo almeja para o futuro.
Convidados a expor seu produto final, representantes de cada grupo mostraram aos presentes que conhecem os seus direitos. Os colegas de turma e estudantes do Colégio Alternativo, Clécia e Marcos Vinicius falaram da importância do convívio social e da responsabilidade dos adultos, onde alguns trazem as crianças ao mundo e não estão preocupados com sua segurança nem tampouco na garantia dos seus direitos.
Milena Machado, psicóloga do Creas explica que essa atividade desperta nos jovens não somente o interesse pelo tema, tão pouco abordado em sala de aula, mas principalmente o senso crítico, fazendo dele um cidadão mais consciente.
Após a explanação dos trabalhos, os presentes assistiram Promoção e da Proteção e Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente.

Texto e foto: Grazziele Santos

26 outubro 2011

A FEIRA VEM AÍ

Na manhã desta quarta-feira, 26, o Prefeito Alex Rocha reunião os Secretários de Saúde, Cultura, Comunicação, Agricultura, Fazenda, Infraestrutura e representante da SMTT, solicitando o empenho de todos para a realização da Feira da Agricultura, evento criado pelo ex-prefeito Lauro Rocha, que se tornou tradição no município.
Sua última edição foi em 2005, na Praça da Matriz, atraindo grande público.
Como forma de descentralizar os eventos, o prefeito acatou sugestão do Secretário de Obras Anselmo Lisboa, mudando a feira para a Av. Horácio Souza Lima (Av. Principal), no Alto da Divinéia, proporcionando assim maior e melhor circulação para visitantes e expositores, até porque já existe no local infra-estrutura capaz de comportar o evento que certamente terá seu público aumentado em muito.

Na Avenida já existe posto de saúde, como um campo de futebol onde será armado um parque infantil e bom espaço para comportar palco e as grandes atrações da feira. Artesãos e quituteiras sancristovenses terão espaço garantido. Com isso garantirão uma renda extra, melhorando sua auto-estima na proximidade do Natal.
A Feira da Agricultura de São Cristóvão 2011, está marcada para os dias 9 e 10 de dezembro, podendo se estender até o dia 11.



Texto: Everardo Sena

Foto: Grazziele Santos

SECRETARIA DA CULTURA PROMOVE CURSO GRATUITO PARA ARTESÃOS




O artesanato que faço é um bom negócio? Que são custos totais? Por que preciso calcular o preço de venda? Quando terei lucro? Diariamente dezenas de artesãos fazem para si mesmos, perguntas como estas, para obter a resposta correta a Prefeitura Municipal de São Cristóvão por meio da Secretaria da Cultura e do Turismo está promovendo o curso de Formação de preço e venda para o artesanato.
Ministrado pelo consultor Mário Lúcio, o curso que teve início ontem, 25, está sendo realizado no Museu Histórico de Sergipe e chegou ao município graças a parceria firmada entre a Prefeitura e o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE).
Segundo a diretora de turismo, Silene Lazarito, a intenção é capacitar de forma integral todos os artesãos do município que tenham interesse em ampliar seu empreendimento. “Nós já trouxemos outros cursos ao município, onde todos, incluindo este, foram ministrados gratuitamente, a exemplo dos cursos aprender a empreender e chefe e liderança” disse.
Ao todo 25 pessoas se inscreverem no curso que tem a duração de dois dias. Recursos audiovisuais e atividades lúdicas são alguns dos métodos utilizados pelo professor, que auxilia a todo o instante os alunos. Além da distribuição de uma apostila, entregue a turma sem nenhum custo.
Entre os participantes membros do Lar Imaculada Conceição, Bonequeiras, Portal da Esperança e demais artesãos participam do curso. Os alunos estão aprendendo técnicas de venda e preço. De acordo com o consultor do Sebrae, é necessário que o artesão tome alguns cuidados ao revender seus produtos, pois nem sempre o preço cobrado por ele cobre os custos com material utilizado para produzir a peça.
Anair Reis, bonequeira, falou que já recebeu uma grande encomenda de bonecas e o resultado não foi satisfatório. “Fiz cerca de 100 bonecas, e investi muito nos materiais, elas ficaram lindas. Mas na hora do pagamento, o que eu recebi deu apenas para cobrir os custos, não lucrei nada” lamenta.
O caso da bonequeira não é incomum, muitos artesãos não tem noção do quanto cobrar em cada produto e acabam se empolgando com os pedidos aceitando fazê-los sem antes avaliar se é viável ou não.
“A primeira providência para um negócio dar certo é a disciplina e calma. Ao receber uma grande encomenda o artesão deve manter a calma e avaliar todos os detalhes que vão desde o investimento no custo do material, tempo até a venda do produto” finaliza.
O artesanato tem grande participação na economia, em São Cristóvão ele é considerado como um, dos principais meios de geração de renda. Desde que a Praça São Francisco recebeu o titulo de Patrimônio da Humanidade pela UNESCO, em 2010, o mercado de venda e produção de artesanato na cidade cresceu consideravelmente.

Texto e foto: Grazziele Santos

25 outubro 2011

SÃO CRISTÓVÃO RECEBE ‘ENERGISA EM MINHA CASA’

Durante quatro dias, a equipe da companhia de fornecimento de energia de Sergipe, Energisa, estará na cidade histórica promovendo o projeto “Energisa em Minha casa”. O programa que visa o combate do desperdício da energia elétrica é voltado para famílias que tem baixo poder aquisitivo.
De acordo com Arthur Gomes, responsável pelas ações sócio-culturais do projeto, a idéia não é somente conscientizar as pessoas, mas proporcionar uma mudança efetiva na vida delas.
Além da promoção de palestras educacionais, os moradores também podem trocar até cinco lâmpadas incandescentes das suas casas por lâmpadas econômicas gratuitamente. “Trouxemos para a cidade 4 mil lâmpadas e nossa meta é distribuir todas até sexta-feira” avisa.
Para proporcionar mais conforto, um caminhão foi transformado em duas salas, uma destinada às palestras e a outra para os atendimentos administrativos. Em São Cristóvão a unidade móvel, que inicia suas atividades na tarde de hoje, 25, estará realizando os serviços na área do Catamarã, cidade baixa.

Promovendo bem estar

O projeto teve início em julho deste ano e até agora já contemplou mais de 25 municípios, entre eles Poço Verde, Nossa Senhora do Socorro e São Miguel do Aleixo.
Além do Energisa em minha casa, a empresa também promove o programa de eficiência energética (PEE), onde técnicos vão até as casas dos moradores e regularizam o fornecimento de energia elétrica, promovendo gratuitamente a troca de toda a fiação , bem como a substituição de uma nova geladeira.

Texto e foto: Grazziele Santos

24 outubro 2011

FORMAÇÃO PELA ESCOLA ENCERRA NESSA QUINTA-FEIRA

Na próxima quinta-feira, 27, cerca de 28 alunos receberão o certificado de conclusão do curso Formação pela Escola. Promovido pela Prefeitura Municipal de São Cristóvão em parceria com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) o curso teve início em setembro de 2010 oportunizou para a comunidade mais conhecimento sobre a aplicação das verbas públicas destinadas à Educação.
De acordo com Gracielle Santiago, coordenadora do programa no município, grande parte da turma é formada por professores, o que auxilia não somente a compreensão, mas também a fiscalização contínua das verbas. “A ideia é formar cidadãos mais conscientes e fiscalizadores, ou seja, o aluno tem que entender a importância da correta aplicação dos recursos públicos. Não adianta apenas fazer o curso e deixar para lá, de agora em diante eles serão os olhos daqueles que não podem acompanhar esse processo” explica.
Divididos em módulos, os alunos conheceram a fundo todos os procedimentos para recebimento e aplicação dos recursos enviados à Educação, entre eles o Fundeb, competências básicas e controle social para os conselheiros. O programa Formação pela Escola tem como objetivo contribuir com o fortalecimento da atuação dos agentes e parceiros envolvidos na execução, monitoramento, avaliação e prestação de contas e no controle social dos programas e ações educacionais financiados pelo FNDE.
O encerramento acontece nesta quinta-feira, 27, às 19 na Escola Estadual Olga Barreto.

Texto: Grazziele Santos
Foto: Internet

18 outubro 2011

FINAL DOS QUARENTÕES SERÁ DIA 06/11

O primeiro campeonato sancristovense de futebol quarentão, organizado pela Secretaria da Juventude e do Esporte, tendo à frente o Secretário Cleovansóstenes Olivio, com total apoio da prefeitura de São Cristóvão, terá sua decisão no próximo dia 06 de novembro, a partir das 8 horas, no campo do Limão, na séde do município, Alto da Bela Vista. Disputando o 3º lugar confrontam-se as equipes do Matrix (Alto da Divinéia) e Unidos (Eduardo Gomes). Campeão e vice sai da partida entre o Colinense (Bairro Colina) e Real Sociedade (Eduardo Gomes). Os três primeiros colocados, receberão prêmio em dinheiro, troféu e medalhas. Já o quarto colocado só terá direito a premiação em dinheiro e troféu, uma vez que as medalhas só premiam os três primeiros colocados com ouro, prata e bronze. A premiação às equipes é tida como de bom tamanho, incentivando outras agremiações a participarem das próximas competições. Os finalistas terão como prêmio financeiro os seguintes valores: 4º colocado R$300,00 – 3º R$750,00 – 2º R$1.500,00 e o campeão abiscoitará nada menos do que R$3.000,00. Incentivo aos esportes é prioridade da administração municipal em todos os níveis. Afinal, esporte além de lazer é saúde.

14 outubro 2011

III FESTIVAL DAS CRIANÇAS BENEFICIA MORADORES DO GRANDE ROSA ELZE





O sol forte e o calor intenso não desanimaram dezenas de jovens e crianças que seguiram com destino à Igreja Nossa Senhora do Loreto, Eduardo Gomes, na manhã desta sexta-feira, 14, para acompanhar o arrastão com o cantor Cid Natureza e banda. Promovido pela Prefeitura Municipal de São Cristóvão por meio da Secretaria da Inclusão e do Desenvolvimento Social a comemoração faz parte do III Festival da Criança.
De acordo com a secretária da Inclusão, Carolina Pereira, todos os anos a secretaria realiza uma festa voltada para as crianças. O intuito é promover não somente a integração entre os participantes dos grupos sociais mantidos pela prefeitura, mas também oferecer um dia de lazer onde os pequenos possam se divertir com segurança ao lado dos familiares. “Esse ano, a pedido dos pequenos, nós contratamos uma banda para animar a festa” conclui.
Além do show a criançada se divertiu no parque de diversão montado na Praça de eventos do conjunto especialmente para eles. Aberto a toda comunidade, muitos educadores aproveitaram o evento e organizados em caravanas trouxeram seus alunos para pular nesta manhã.
Coordenadora da Escola Municipal Rute Duce, Maria de Fátima Silva, trouxe cerca de 30 alunos para brincar. “Nós aproveitamos o evento de hoje para proporcionar aos alunos um momento de lazer e interação com outras crianças” explicou a coordenadora.
Animado com a festa, o aluno do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), Varlison da Silva, estava animado e muito ansioso para o início das brincadeiras. “Estou gostando de tudo, mas não vejo a hora de chegarmos no final do percurso para eu brincar no parque”.
Saindo da Igreja Nossa Senhora do Loreto o percurso durou aproximadamente 1h. Sob os olhos atentos dos técnicos, pedagogos e oficineiros as crianças brincaram, pularam e dançaram ao som do cantor Cid Natureza, que trouxe um vasto repertório de músicas infantis.

Como forma de homenagear as crianças, um dos oficineiro do Projovem, Nelson Valentin, se fantasiou do rei do pop, Michael Jackson, levando os pequenos a loucura.

Para garantir a alegria muitos doces, pipocas, sorvetes e água foram distribuídos em todo o percurso. Contando sempre com o apoio da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) a criançada pôde percorrer o trajeto sem nenhum transtorno. Ao chegar ao término do percurso os baixinhos se esbaldaram no parque de diversão, onde pularam até o meio-dia.


Texto e foto: Grazziele Santos

AUDIÊNCIA REÚNE FAMÍLIA E PMSC GARANTE MORADIA REGULAR E OS SERVIÇOS DA REDE DE INCLUSÃO




Na última quinta-feira, 13, o prefeito municipal de São Cristóvão, Alex Rocha, e representantes da rede de Inclusão, Saúde, Educação e Filantropia participaram de audiência no Fórum Desembargador Gílson Góis, requerida pelo Ministério Público no município, para tratar de questões referentes à Casa da Criança.
Recentemente, um caso chamou a atenção de toda a sociedade sergipana e ganhou espaço na mídia, foi a solicitação do senhor José Ivo dos Santos, 33, pescador, casado com a senhora Josefa dos Santos, 30, requerendo a guarda de seus quatro filhos, que há um ano e 5 meses, estão acolhidos na Casa da Criança de São Cristóvão, devido à denúncia sobre a falta de condições regulares para cuidar das crianças, constatada pelos órgãos fiscalizadores.
O pescador afirmou que chegava a ficar na maré de domingo a domingo e quando chegava em casa, finalmente, o local não estava arrumado. A esposa, que apresenta limitações que serão acompanhadas pela estrutura da Saúde do município, receberá toda a atenção e transporte para cuidar de sua saúde mental. Atualmente, são sete filhos, sendo três biológicos da esposa e quatro do casal. Destes, os quatro menores, com idades entre 1 e 6 anos, sendo três meninas e um menino, estão acolhidos.
O prefeito Alex Rocha garantirá uma casa de alvenaria, transporte para o tratamento de Josefa dos Santos e acompanhamento das crianças, através da rede. A secretária Municipal de Inclusão e Desenvolvimento Social, Carolina Pereira, disponibilizará todos os serviços da rede, composta por CRAS, CREAS, Conselho Tutelar, Casa da Criança.
Conduzida pelo promotor público do Município, Dr. Fábio Pinheiro, a audiência teve um vocabulário popular, no sentido de que todos pudessem compreender as determinações. “Pobreza não é sinônimo de imundície, por isso vocês devem manter a limpeza da casa para que possam cuidar de seus filhos”, estabeleceu.
Moradores do Povoado Colônia Miranda, o casal comemorou a determinação da Justiça e revelou estar agradecido à administração municipal que está oferecendo condições deles cuidarem dos filhos, já que uma das condições é manter os filhos na escola, o que será acompanhado pelo Conselho Tutelar.
A Dr.ª Hortência Maria Ismerim Bomfim, assistente social da Coordenadoria de Perícia do Fórum, esteve presente e conduziu a audiência fazendo colocações precisas para os pais das crianças, no sentido de que ele deve exercer o seu papel de pai e de homem da casa, mediante as limitações da esposa e as necessidades das crianças.
O pescador já está trabalhando na empresa se serviços LOC, onde tem todos os seus direitos resguardados, podendo dar maior assistência à família.


Texto e Fotos: Yara Santos

13 outubro 2011

INCLUSÃO REALIZA III FESTIVAL DA CRIANÇA

Embalados ao som do cantor Cid Natureza dezenas de crianças e jovens que participam dos programas sociais promovidos pela Secretaria da Inclusão e do Desenvolvimento Social (Semides), seguiram o trio Bidú na manhã desta quinta-feira, 13. Realizado pela Prefeitura de São Cristóvão, por meio da Semides a terceira edição do Festival da Criança foi aberto para toda a comunidade.

Segundo Márcio Guimarães, diretor administrativo da Semides, o objetivo do festival é integrar não somente os programas desenvolvidos pela secretaria, mas também proporcionar a toda comunidade um dia de lazer. “Preparamos uma festa com muito amor, priorizando a segurança e a diversão de nossas crianças, afinal o dia hoje é delas” completa Márcio.

O ‘arrastão’, como foi intitulado pela garotada, saiu do bairro Arrepiada com destino à Praça da Matriz. Sob o olhar atento dos pedagogos e oficineiros os pequenos mostraram toda a sua ginga em coreografias em grupo ou individuais.

Atraídos pelo som muitos moradores saíram às portas de suas casas para assistir a festa da criançada. José Carlos, mais conhecido como Macaxeira não resistiu a farra e pulou junto com os pequenos. “Todo mundo tem dentro de si uma criança, eu graças a Deus conservo a minha” disse com muita empolgação.

Além de muita música, a criançada foi contemplada com um parque de diversão montado na Praça da Matriz. Pula-pula, futebol de sabão, piscina de bolinhas foram alguns dos brinquedos disponibilizados para a criançada.

Um dos atrativos mais procurados foi o cinema. Instalado dentro de um caminhão, a sala de projeção em terceira dimensão chamou a atenção da criançada. Márcio explica que a inclusão digital e audiovisual também faz parte das ações da secretaria.

Finalizada com um sorteio de brindes, a festa segue amanhã para o conjunto Eduardo Gomes, onde será montada na Praça de eventos a mesma estrutura disponibilizada na sede. A festa começa ás 9h com saída da Igreja Nossa Senhora do Loreto



.


Texto e foto: Grazziele Santos

11 outubro 2011

ALUNO DO PROJOVEM CONQUISTA 3° LUGAR EM CAMPEONATO BRASILEIRO DE BOXE



Disciplina e responsabilidade. Segundo o treinador da Escola de Boxe Mão de Ferro, Adriano Santos, esses são os segredos para o sucesso. A frente da escola, o treinador incentiva crianças e jovens que querem vencer na vida seguindo o caminho do esporte. “A prática do esporte unida aos estudos abre portas e revela grandes talentos” completa.
Na cidade de São Cristóvão a oficina de boxe está sendo desenvolvida pelo programa federal Projovem. Ligado a Secretaria da Inclusão e do Desenvolvimento Social em parceria com a academia Mão de Ferro, a oficina tem despertado o interesse de muitos jovens e revelado talentos, a exemplo de André Santos, medalhista no Campeonato Nacional de Boxe.
Treinando a pouco mais de sete meses, o jovem que têm como meta graduar-se em educação física e seguir a carreira de pugilista, garantiu a 3° colocação no campeonato realizado no último dia 02, em Santa Catarina e foi considerado um dos atletas revelação do evento. “Apesar do nervosismo no início da luta eu dei o meu melhor e graças a Deus e ao apoio da minha família consegui subir ao pódio” explica.
Cerca de 10 alunos do programa, sendo duas meninas e o restante meninos, estão inscritos na oficina, que ensina não apenas o esporte, mas a perseverar e lutar por seus objetivos. “Aqui o aluno aprende que esporte é sim um meio de vencer na vida, pois através da prática do boxe muitas crianças estão fora das ruas” disse Adriano.
Apaixonado desde pequeno por artes marciais, o jovem Douglas da Silva não perdeu tempo e se inscreveu logo na oficina de boxe, onde participa há um ano.
Segundo Douglas, o esporte proporciona não somente a melhoria no físico, mas também a mente. “Depois que comecei a praticar boxe melhorei muito a minha concentração na escola, o que fez com que eu tirasse notas mais altas” afirma.
Para participar da oficina de boxe é necessário que o jovem esteja inscrito no Projovem. Caso o aluno não faça parte do programa e também tenha interesse no esporte pode entrar em contato com o Professor Adriano através do e-mail academia_maodeferro@hotmail.com. A próxima disputa acontecerá no estado da Bahia no mês de novembro.


Texto e foto: Grazziele Santos

DIA MUNDIAL DA SAÚDE MENTAL É COMEMORADO EM SÃO CRISTÓVÃO






O Dia Mundial da Saúde Mental, 10 de outubro, foi comemorado pela Secretaria Municipal da Saúde de São Cristóvão, através desta coordenação, com uma série de palestras e dinâmicas voltadas para os profissionais dos Centros de Atenção Psicossial, durante toda a manhã da segunda-feira, na Unidade Básica de Saúde Figuerôa, localizada no Conjunto Eduardo Gomes.
A dinâmica foi coordenada pela psicóloga Lívia, que iniciou o exercício distribuindo verbos para serem completados pelos presentes, como “eu sinto...”, “eu preciso...”, “eu perdi...”, “eu ganhei...”, revelando um pouco mais do pessoal deste profissional que se dedica a cuidar do usuário, mas que também necessita ser cuidado.
Para finalizar as dinâmicas, cada profissional fez um desenho de uma figura humana, através da qual revelaram pontos marcantes de sua vida: palavras que disseram e se arrependeram, idéias das quais não abrem mão, três amores, três ações inesquecíveis e os melhores lugares por onde passaram.
“A proposta do desenho é fortificar os laços entre os profissionais”, disse a psicóloga, Lívia.
A coordenadora Municipal de Saúde Mental, Edjane Mendes, apresentou o correio elegante, uma forma de emitir recados aos amigos, através de bilhetinhos, lidos por ela no espaço coletivo. Através desta dinâmica, diversos colegas elogiaram os trabalhos uns dos outros e foram feitas declarações de amor fraternal, integrando todo o grupo.
Realizadas as dinâmicas, foram apresentadas as palestras da Terapeuta Ocupacional (T.O.), Mônica Raupp, que apresentou a realidade estrutural e ideológica do sistema de saúde, confrontando a Terapia ocupacional com a Psicologia, já que enfrenta constantemente a equiparação e a conseqüente dificuldade para a implantação desta.
“No CAPS, a equipe tem que querer ser um time que faça gol, encontrando a mesma linguagem e implantando a rede, através da interdisciplicinaridade”, reforçou.
Segundo a terapeuta, antigamente o médico comparecia nas casas das pessoas e atendia os chamados, porém atualmente, até os usuários reclamam da impessoalidade destes profissionais que pouco lhe olham nos olhos.
Em seguida, a psicóloga Sheila Barboza, apresentou a palestra ‘o sistema CAPS x Sistema Único de Saúde’, traçando um histórico dos métodos utilizados para cuidar do portador de transtorno mental.
De acordo com a sua pesquisa, o antigo modelo manicomial entra em contradição com o atual modelo substitutivo. “Inicialmente, os portadores de transtornos eram postos em navios e enviados para os seus países de origem, dando origem à expressão ‘naus dos loucos’. No século 17, a loucura era tratada de forma exclusiva, unindo os portadores a leprosos, geralmente, em instituições regidas por religiosos”, disse.
O teórico Pinel teria retirado as correntes e criado uma nova camisa de força invisível, a moral, alicerçando esta instituição que presta atenção e tutela. A modalidade a que se refere a psicóloga define o tratamento punitivo prestado aos portadores de transtornos mentais, os quais mediante o classificado mau comportamento, são punidos.
“A lucratividade da Saúde Mental surgiu durante a Ditadura, na década de 60, quando o governo passou a comprar os serviços das clínicas psiquiátricas particulares, o que torna a implantação dos CAPS uma função difícil, pois dentre as outras barreiras, lida com os proprietários de hospitais. Tendo surgido no Brasil em 1986, a concepção de sistema CAPS precisa desconstruir e abrir o espaço para novas concepções no que se refere ao tratamento de portadores mentais”, explanou
Enfim, o Dia Mundial da Saúde Mental, em São Cristóvão, serviu para que os profissionais que desenvolvem esse trabalho pudessem humanizar as suas figuras, tornando-se mais próximos, além de conhecerem um pouco mais do surgimento do sistema CAPS e dos modelos de atendimento que já foram destinados ao portador de transtorno mental, hoje, encarado como um ser humano que necessita de cuidados, de integração social, distante das formas reclusivas e punitivas praticadas há séculos.













Texto e Fotos: Yara Santos

10 outubro 2011

GRUPO DE COMBATE AO TABAGISMO PROMOVE MELHORIA NA CIDADE HISTÓRICA

Iniciado há cerca de três meses o grupo de combate ao tabagismo no município de São Cristóvão auxilia pessoas que tem interesse em parar de fumar. Desenvolvido semanalmente na Unidade de Saúde Valadares, por meio do Programa de Controle do Tabaco do Ministério da Saúde, o grupo já atendeu mais 30 pessoas, promovendo grande melhoria na saúde de muitos pacientes.

Fumante há 22 anos, George Silva ficou sabendo do grupo através de uma amiga, que fez o tratamento e já parou de fumar. “Quando eu soube do grupo me entusiasmei, parece que a esperança bateu em minha porta novamente, mas ainda não consegui parar de fumar definitivamente” declara.

Assim como George muitos pacientes sentem dificuldades em parar de fumar no início do tratamento. De acordo com Luciano Cunha, enfermeiro e coordenador do grupo, a vontade de fumar, em alguns casos, chega ultrapassar a motivação do paciente implicando no processo de desintoxicação.

Animado com o tratamento, Antonio José está sem fumar há 65 dias, uma vitória, que ele faz questão de compartilha com todos os amigos e familiares. “Eu fumei por 50 anos, sempre tive problemas respiratórios e dificuldades para dormir, agora decidi que não fumo mais” explica.

O tabagismo é considerado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) a principal causa de morte evitável em todo o mundo. A OMS estima que um terço da população mundial adulta, isto é, 1 bilhão e 200 milhões de pessoas (entre as quais 200 milhões de mulheres), sejam fumantes.

Programa

O Programa de Controle do Tabaco do Ministério da Saúde é direcionado às pessoas que realmente tem interesse em parar de fumar. Dividido em quatro etapas, o programa baseado em terapia em grupo está acontecendo nos Postos de Saúde Valadares e na unidade do bairro Rosa Maria.

Todos os pacientes envolvidos no programa recebem gratuitamente um adesivo, que inibe a vontade de fumar e em casos mais graves fazem uso de medicação, todas sob orientação médica.

O coordenador explica que o primeiro passo é ter vontade de parar de usar o tabaco e se conscientizar dos malefícios causados por ele. “Aqui os pacientes trocam experiências com outros ex-fumantes e juntos eles discutem meios de parar e melhorar a saúde” completa.

Atualmente o grupo está composto por 30 pessoas, onde seis já pararam de fumar definitivamente e está na fase de finalização do tratamento.

Luciano Cunha informa que a meta da secretaria municipal da saúde é levar esse programa para todas as unidades do município, garantindo assim, 100% de abrangência.


Texto e foto: Grazziele Santos

07 outubro 2011

CACETEIRAS DO PETI ANIMAM FÓRUM EM COMBATE AO TRABALHO INFANTIL




A batida forte da zabumba anunciava a chegada do grupo folclórico “As Caceteiras do Peti”. Convidados pela Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência e Desenvolvimento Social (Seides), o grupo formado por cerca de 20 crianças, todas participantes do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) de São Cristóvão, abrilhantou à tarde de ontem, 06, durante a execução do Fórum Estadual de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil em Sergipe.
Realizado no auditório da Caixa de Assistência dos Advogados de Sergipe (CAA/SE), a 4ª Assembleia Geral apresentou o tema 'Conferindo Políticas Públicas na Prevenção e no Enfrentamento do Trabalho Infantil', onde avaliou quatro cidades sergipanas com maior incidência de trabalho infantil em feiras livres: Lagarto, Itabaiana, Nossa Senhora da Glória e Aracaju.
Vestidos a caráter as crianças do Peti mostraram toda a sua ginga e encantou os participantes que fizeram questão de registrar o momento.
Segundo Amanda Azevedo, pedagoga responsável pelo grupo, a ideia para montar as caceteiras surgiu no mês de junho, quando o tema trabalhado na unidade era ‘Conhecendo Sergipe’. Amanda explica que as crianças perceberam a variedade de grupos folclóricos em São Cristóvão e decidiram montar um também.
“Tudo é feito pelos alunos do Peti, incluindo a coreografia, letra da música e as roupas. Eu, junto com os demais pedagogos e oficineiros apenas orientamos para que o trabalho deles saia cada vez melhor” completa Amanda.
Muitos alunos são filhos ou sobrinhos de algum membro dos grupos folclóricos de São Cristóvão, o que facilita ainda mais o trabalho. No entanto, o talento e a criatividade são expressões visíveis nas crianças que se esforçam dando sempre o seu melhor em cada apresentação.
De acordo com Sandra Lima, coordenadora municipal do Peti, o objetivo é montar um grupo folclórico em cada unidade, proporcionando assim cultura e aprendizado para todos os alunos.
A próxima apresentação do grupo acontecerá no dia 12, na orla de Atalaia.

Texto e foto: Grazziele Santos