23 maio 2012

ALUNOS DO PROJOVEM CONHECEM SALA DOS SABERES


Marcada para ser ministrada na manhã de hoje, 23, a aula sobre teoria da música ganhou outro ritmo, ou melhor, outro tema. Como forma de proporcionar mais conhecimento aos 15 alunos que compõem a oficina de música, o educador social Edivanílson Conceição levou os educandos para conhecer um pouco mais da cultura sancristovense, o local escolhido foi a Sala dos Saberes, mantida pela Secretaria Municipal da Cultura e Turismo.
Mesmo com entrada ser gratuita e funcionando diariamente, a sala dos saberes ainda é uma novidade para os adolescentes.  Encantado com todos os artesanatos que enfeitam paredes e prateleiras da sala, Ubiratan Silva, 16 anos, disse que não sabia da existência do espaço e que agora passará a visitá-lo com mais freqüência.
“Eu não sabia que em nossa cidade existia um espaço destinado à arte da nossa gente, achava que era concentrado apenas nos museus” falou.
Já para Luana Reinaldo, 15 anos, a sala dos saberes era vista apenas do lado de fora. “Sempre que eu passava via as mulheres costurando, mas nunca tive coragem para entrar. Hoje me senti maravilhada, pois o que tem aqui é fruto do talento da minha cidade e isso me orgulha muito” completou.
Durante a visita os jovens puderam presenciar a confecção de artesanatos comercializados na própria casa e conheceram também a Secretária da Cultura, Aglaé D’Ávila que disse estar muito feliz com a visita dos jovens.
Segundo o educador social, a visita proporciona aos alunos não somente o conhecimento da cultura local, mas também incentiva a praticar seus talentos. “Os educandos do projovem aprendem não somente as técnicas, mas também a fabricar os seus instrumentos com materiais recicláveis, que não agridem o meio ambiente. Hoje temos a sala dos saberes, mas quem sabe amanhã não teremos a sala da música, que contará a história da Lira e outros músicos da nossa cidade”, finalizou.



Texto e foto: Grazziele Santos