31 maio 2012

CACETEIRA DE D. NADIRA SAI PELAS RUAS DE SÃO CRISTÓVÃO E REVIVE TRADIÇÃO JUNINA

  
Era 4h da madrugada desta quinta-feira, 31 de Maio, quando os bumbos e as caixas anunciavam que as Caceteiras de D. Nadira já procuravam o mastro para a brincadeira que não deixa a tradição se acabar, no Loteamento Lauro Rocha, em São Cristóvão.

Própria do ciclo junino, o grupo das Caceteiras do Loteamento leva o nome de uma das fundadoras, D. Nadira, já falecida, mãe de Robério Espírito Santo, que quando pequeno via a mãe brincar e hoje, dá continuidade à tradição. “Se minha mãe fosse viva, estaria aqui participando da brincadeira”, disse.

 
A árvore que servirá de mastro foi retirada de uma propriedade particular, localizada na Colina, cujo dono deu autorização. Os participantes já combatem o desmatamento e visam ao reflorestamento.

Arriado na esquina da Avenida B com a Rua José Anísio Lima de Oliveira, no Loteamento, o mastro aguarda os prêmios que estão sendo arrecadados de porta em porta e, posteriormente amarrados ao tronco.

 
Os organizadores da brincadeira, Robério, Cleones Santos da Cruz (Binhaço), José Rafael Espinheira, Lucas Vasconcelos e Robson Ventura explicaram que arrecadam os prêmios pelas Ruas e empreendimentos da cidade e estes serão amarrados ao mastro. O tronco será posto de pé e uma fogueira será acesa às 23h30min, para que o mastro caia à meia-noite. Quando os prêmios caírem, quem tiver coragem irá buscá-los, mas terá de enfrentar os fogos. Para esse ano, serão 30 dúzias de fogos de artifício.

A brincadeira que parece perigosa tem a adesão de crianças, jovens e idosos, que assistem de suas casas ou participam protegidos com macacões, máscaras e botas, para prevenir queimaduras.

As senhoras Maria Helena dos Santos e Maria Helena dos Santos Ventura têm os nomes parecidos e a mesma satisfação de assistir às caceteiras. “Moro aqui há 20 anos e assisto às Caceteiras desde a época de Nadira”, disse a segunda.

O grupo percorreu as ruas do Loteamento e seguiu para a sede, onde arrecadaram mais prêmios, desceram a ladeira rolando e continuaram em direção à cidade baixa. Acatando à decisão judicial,a brincadeira com os fogos será concentrada no Loteamento, preservando o patrimônio histórico da cidade.

Texto e Fotos: Yara Santos