14 junho 2012

ALUNOS DO PROJOVEM CONFECCIONAM BONECAS CUSTOMIZADAS



“Vejo aqui a oportunidade de futuramente ajudar minha mãe e também gerar renda para mim mesma”. Assim como a jovem Ana Alice, 15 anos, outras dezenas de meninos e meninas vêem na aula de artesanato uma chance para mudar de vida e se profissionalizar. Promovido pela Secretaria da Inclusão e do Desenvolvimento Social através do Centro de Assistência Social (Cras), o programa Projovem Adolescente contempla mais de 300 jovens da cidade de São Cristóvão.
A aula de artesanato destinada à criação e confecção de materiais manuais, respeita os princípios e cuidados ao meio ambiente, onde 85% dos materiais utilizados nas aulas são recicláveis.
De acordo com a oficineira, Márcia Castor, a aula não limita-se apenas a confecção de bonecas, fuxicos e bordados, mas também ensina aos alunos a cuidar do meio ambiente e reutilizar materiais que muitas vezes são descartados no lixo.
“Aqui nada passa despercebido aos olhos dos alunos. Nós mostramos a eles que a matéria-prima para a confecção do artesanato muitas vezes está na casa deles e só uma questão de criatividade e atenção” disse.
A atenção e criatividade são itens essenciais para a produção do artesanato. Márcia ensina que cada peça produzida é única, e é por isso que se torna especial tanto para quem faz e para quem adquire.
Na aula desta manhã, 14, os retalhos de pano e peças soltas de fuxico deram vida a lindas bonecas, que podem servir como enfeites ou encosto de porta. Durante todo o processo os alunos contam com a orientação e dicas da oficineira, que faz questão de fazer a peça e ajudar os jovens na confecção.
Márcia explica que eles têm que sentir seguros, para que assim possa dar início à confecção em suas casas. “Nosso objetivo é preparar o jovem de forma eu ele saia do programa capaz de gerar renda para si e sua família” finalizou.
O curso de artesanato é ministrado também no povoado Pedreiras, recreio dos Passarinhos e no conjunto Brigadeiro Eduardo Gomes, onde a Secretaria da Inclusão e do Desenvolvimento Social também promove programas de inclusão e geração de emprego e renda.

Texto e foto: Grazziele Santos