12 junho 2012

ASSISTIDOS DO CREAS CONFECCIONAM ENFEITES JUNINOS


Revista, jornal, cola, papel, barbante e muita paciência. Esses foram os ingredientes utilizados nesta manhã, 12, pelas crianças que fazem parte do Programa de Atenção Integral à Família (PAIF) desenvolvido pelo Centro de Referência e Assistência Social.
Posicionados em um grande círculo as crianças prestavam atenção a todas as dicas dadas pelas técnicas Ingrid Mary e Gilzanira Bastos, psicóloga e assistente social, respectivamente. Durante toda a manhã elas confeccionaram vários enfeites juninos entre eles bandeirinhas e correntes.
De acordo com a assistente social a atividade realizada em ritmo de festa requer muito dos participantes, que sem saber acabam revelando algumas peculiaridades que devem ser trabalhadas para não  prejudicá-los futuramente.
“Para muitos essa atividade é apenas uma forma de diversão, mas vemos com outros olhos. Através do corte do papel, do jeito como a criança dobra e confecciona o material podemos observar que alguns deles não têm, mesmo com pouca idade, a paciência necessária para concluir todo o processo e é isso que vamos trabalhar com muitos de agora em diante” falou Ingrid Mary.
Coordenação motora, psicomotora e cooperação em grupo também são itens avaliados durante a atividade. Para a psicóloga a brincadeira em conjunto mostra aos pequenos que eles devem desde sempre ajudar ao próximo de forma respeitosa, pois cada um tem um grau de dificuldade diferente.
Após a confecção dos adereços os pequenos enfeitaram todos os cômodos da unidade do Creas, dando uma nova cara à unidade.

 

Texto e foto: Grazziele Santos