18 junho 2012

DIABETES: SAÚDE MOBILIZA ATENÇÃO BÁSICA NO ROSA ELZE

Nesta segunda-feira, 18, a Secretaria Municipal de Saúde de São Cristóvão, realizou uma mobilização na Unidade de Saúde da Família Massude Jalali, localizada na região do Rosa Elze, onde tratou do tema principal ‘Diabetes’.


Organizada pela Coordenação de Saúde Básica, a programação contou com a palestra da nutricionista, Renata Tenório, que esclareceu quais os alimentos são bons para a saúde do diabético e como fazer para ter uma boa alimentação.

O evento contou com a presença do secretário municipal da Saúde, Thiago Araújo; em seguida, a enfermeira Michele Sally, Coordenadora do Programa Saúde da Mulher, esteve presente, aferindo a glicemia das pessoas presentes, uma plateia que reuniu gestantes, idosos e jovens da comunidade local e vizinhas.

A plateia aproveitou a oportunidade para desvendar alguns mitos e dúvidas sobre o preparo dos alimentos. A nutricionista deixou claro que o diabético não deve utilizar o açúcar mascavo e manteigas, apenas as apropriadas; o azeite combate doenças coronárias quando utilizado sem fritar, caso seja esquentado terá características piores do que o óleo; o jenipapo é bom para o sangue, mas para absorver o ferro é preciso adicionar gotas de limão ou laranja; não é recomendável sair sem a primeira e principal de todas as refeições, o café da manhã; a aveia em flocos ajuda no controle do açúcar; a castanha deve ser ingerida em dias alternados, numa quantia de duas apenas, podendo ser a castanha de caju ou a do Pará, que é ainda melhor.
Após a palestra e a aferição, os presentes tomaram um lanche matinal, baseado em saladas de frutas, sucos e adocicados com adoçantes.





Texto e Fotos: Yara Santos