01 junho 2012

ENCONTRO NA PRAÇA: CACETEIRAS ABREM CICLO JUNINO DE SÃO CRISTÓVÃO

Na madrugada desta sexta-feira, 1° de junho, o ciclo junino foi aberto em São Cristóvão ao som dos tambores e tamancos das Caceteiras do Mestre Rindú, que abrilhantaram a programação daquela noite, cujo encerramento deu-se ao som do sino da Igreja do Carmo, iluminado pelo brilho dos foguetes.

Após a missa da Igreja da Matriz, o palco montado em frente a Agencia da Caixa Econômica, na Praça Getúlio Vargas, pela Prefeitura Municipal de São Cristóvão, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, deu lugar a uma programação pensada especialmente para a chegada do mês de Junho, com cantores, trios pé-de-serra, quadrilhas e as Caceteiras, foi a 4ª edição do Projeto Encontro na Praça.

A programação da noite iluminada foi aberta pela cantora Carla Isabela, conhecida pela sua versatilidade e aclamada pelo povo sancristovense, o qual ao som de um repertório repleto de forró da melhor qualidade, em letras de ‘Mestre Lua’, Luís Gonzaga; Targino Godim; entre outros que entoaram o Nordeste para o mundo, se aproximou e curtiu o projeto.

O palco enfeitado com chita, bonecas e um estandarte do menino Jesus, que representam a identidade cultural nordestina foi o cenário perfeito para a troca de figurinhas entre as atrações que cantaram juntas e presentearam o público. Também prestigiaram o evento, a secretária Municipal de Cultura e Turismo, a professora Aglaé Fontes; o secretário Municipal de Administração, Manoel Barros; a Diretora de Arte e Cultura, Nelma Pereira; além de funcionários; as bonequeiras da Casa dos Saberes e Fazeres; e a SMTT, responsável pela reorganização do trânsito e orientação dos condutores.

Logo após a apresentação dos cantores, a Quadrilha Meu Xodó, fruto da terra sancristovense, do Conjunto Eduardo Gomes, premiada em todo o estado, se apresentou e contagiou todos os presentes que atenderam ao toque do marcador e se divertiram. As cores dos vestidos e dos ternos, resultado de uma soma dos modelos de anos anteriores, coloriram a noite e arrancaram aplausos.

 
A alegria tomou conta da noite e a abertura do ciclo junino instalou um clima especial, de um tempo de tradições ligadas à religião, à agricultura, à música, à dança e ao romantismo. Diferente de outras festas, o São João fala da colheita do milho, mês dos namorados, das promessas ao santo casamenteiro, Santo Antônio; dos festejos, dos fogos, ou seja, de toda uma tradição que fala sobre a vida simples de um povo rico culturalmente, pela junção étnica de sua história, o que fez surgir folguedos como as Caceteiras.

O grupo tradicional das Caceteiras do Mestre Rindú animou o final da programação do Encontro na Praça, onde a brincadeira foi iniciada, seguindo para a Praça do Carmo, onde dançaram e realizaram todo o ritual ao som do sino da Igreja. É São João, um tempo em que a identidade nordestina ganha destaque e o saber e o fazer desse povo caem no gosto popular, através de seus ritmos, culinária e de uma alegria própria dessa gente.


  










Texto e Foto: Yara Santos