04 junho 2012

IPHAN INAUGURA REFORMA IGREJA DO CARMO EM SÃO CRISTÓVÃO

Reunidos para assistir à missa de inauguração da reforma da Igreja Nossa Senhora do Carmo, autoridades federais, estaduais e municipais, além de servidores e sociedade civil preencheram o lugar na noite da última sexta-feira, 1° de junho.

Tombada desde 1943, a Igreja Nossa Senhora do Carmo teve o forro da Capela-mor reformado, a restauração da pintura artística, restauração estrutural e a recuperação da nave, sendo inclusos os bens materiais e as imagens, no tombamento.

Esta é a terceira intervenção, agora realizada pelo IPHAN, cuja superintendência tem à frente a professora sergipana, Terezinha Oliva. Acompanhada de uma comitiva do órgão, também foi prestigiada pelo convidado, o superintendente do IPHAN, no Paraná, o Sr. Lapastine; além do prefeito municipal, Alex Rocha, a primeira dama, Carolina Pereira; o secretário Adjunto de Estado da Cultura, Marcelo Rangel, representando o Governo do Estado; o presidente da Câmara Legislativa, Paulo Santana; demais vereadores e secretariado.

Ministrada pelo Frei Severino, a missa contou com a presença do pároco da cidade, Pe. Willams, e os músicos da Sinfônica, que abrilhantaram ainda mais a solenidade.

Após toda a ritualística da igreja católica, coube à superintendente em Sergipe, Terezinha Oliva, o pronunciamento sobre a obra realizada no Carmo. “Agradeço ao Frei Severino pelo apoio e todos os profissionais que se doaram para a realização da reforma, além do prefeito municipal, o superintendente do IPHAN, no Paraná, que atendeu ao convite para a restauração, em pleno período de férias; a Gílson Rambeli, representando a Universidade Federal de Sergipe (UFS), todos os profissionais que se doaram e tornaram possível a reforma”, disse a superintendente.

A missa transcorreu e o final da solenidade contou com a apresentação da Sinfônica.

Texto e Foto: Yara Santos