20 junho 2012

MORADORES DO ALTO MANTÉM VIVA A TRADIÇÃO DAS CACETEIRAS

Nesta quinta-feira, 21, os moradores da Avenida Horácio Souza Lima sairão às 8h da manhã para retirar a árvore para fazer o mastro, tradicionalmente realizado no dia 21 de Junho, naquela comunidade.

Segundo Júlio Cézar Santos e Silva, morador e caceteiro, a festa agrada toda a comunidade e terá início cedo com a retirada do tronco e, em seguida, todos os rituais.

“Depois de cortarmos o tronco para fazermos o mastro, arriaremos a árvore na esquina da Avenida Horácio Souza Lima com Hildete, logo após, cortaremos a lenha para pôr no pé do mastro e sairemos arrecadando os brindes junto com os comerciantes e moradores”, explicou o morador.

Os caceteiros saem com suas caixas tocando pela cidade saindo do Alto da Divineia, seguindo para a Enseada, Apicum Merém, chegando até o Centro Comercial, onde devem arrecadar os brindes e retornar para a comunidade de origem.

A diferença entre o mastro dessa comunidade e as outras é que os moradores formam cestas básicas numeradas com os itens que arrecadam e penduram apenas o número do prêmio, sendo um deles o brinde especial, o qual poderá ser uma bicicleta ou qualquer surpresa doada pelos comerciantes locais.

“Além de numerarmos os brindes e termos um especial, logo após os fogos, tem um forrozinho para alegrar as comunidades participantes”, falou Júlio Cezar.

O morador explicou que a brincadeira vai para a porta dos comerciantes que têm a tradição de colaborar com a brincadeira e tocam os seus tambores até que o comerciante contribua.

Texto e foto: Yara Santos