18 junho 2012

PROFESSORES DE SÃO CRISTÓVÃO PARTICIPAM DO CURSO DO PDE INTERATIVO


No período de 09 a 13 de Julho, professores da rede municipal de São Cristóvão participarão do Curso do PDE Interativo, o qual será ministrado por gestores do Ministério da Educação, de Brasília, na capital.

Depois de 10 encontros de formação continuada realizados pela Secretaria Municipal de Educação com Gestores e Especialistas da Rede Municipal de Ensino, as unidades de educação infantil, ensino fundamental e integral começam a elaborar o Plano de Desenvolvimento da Escola através de um instrumento chamado de PDE Interativo 2012, uma ferramenta de gestão, desenvolvida pelo Ministério da Educação, visando ao aperfeiçoamento da gestão escolar participativa.


Dividido em etapas, o PDE Interativo vai ajudar a equipe escolar a identificar seus principais problemas e a definir ações para alcançar suas metas e objetivos. Também vai apontar um diagnóstico de cada unidade educacional, ajudando a nortear as políticas educacionais. O plano será desenvolvido com ênfase na participação familiar, da comunidade escolar e do conhecimento da realidade de cada aluno.

A formação continuada envolveu diretores, coordenadores, professores responsáveis, auxiliares de coordenação, administradores escolares, orientadores escolares, supervisores pedagógicos e de gestão. Ela serviu para o ensino sobre como alimentar o sistema do PDE Interativo e assim fazer uma análise crítica de sua realidade, propondo melhorias e elaborando um amplo plano de trabalho que vise à execução de ações que possam minimizar seus problemas. Representando o município de São Cristóvão, irão as professoras Gracielle Medeiros; Selma Polito; e Suely.
Neste primeiro momento, o PDE Interativo vai dar uma visão total da unidade de ensino, no aspecto administrativo, financeiro e pedagógico. Também possibilitará a formação continuada dos professores em sua real necessidade. Durante este ano, serão elaboradas estratégias para ativar a participação da família na escola. O PDE Interativo traz informações de avaliações externas, possibilitando comparar os resultados com os do município, do estado e do país para, a partir daí, adotar medidas que possam melhorar os indicadores e as taxas educacionais.

O PDE Escola é um programa de apoio à gestão escolar baseado no planejamento participativo. Seu objetivo é auxiliar as escolas públicas a melhorar a sua gestão e, para as escolas priorizadas pelo programa, o MEC repassa recursos financeiros destinados a apoiar a execução de todo ou parte do seu planejamento.

Texto: Yara Santos
Imagem: Divulgação