04 junho 2012

INCLUSÃO: PAA É LANÇADO NO MUNICÍPIO DE SÃO CRISTÓVÃO


 Propiciar a aquisição de alimentos de agricultores familiares e garantir o acesso a alimentos às populações em situação de insegurança alimentar. Esse é o objetivo do programa de Aquisição de Alimentos (PPA). Vínculo ao programa federal Fome Zero o PPA foi lançado nesta manhã, 04, pela Prefeitura Municipal de São Cristóvão, por meio da Secretaria da Inclusão e do Desenvolvimento Social.
Aberto pela Secretária da Inclusão e do Desenvolvimento Social, Carolina Pereira, o evento recebeu demais secretários, coordenadores e presidentes de algumas entidades e associações que prestigiaram a ação da Semides.
“Esse projeto não visa beneficiar apenas o produtor ou somente a entidade. A troca de alimentos fortalecerá o convívio entre os municípios, proporcionando a população uma alimentação de qualidade” falou.
O PAA contribui para a formação de estoques estratégicos e para o abastecimento de mercado institucional de alimentos, que compreende as compras governamentais de gêneros alimentícios para fins diversos, e ainda permite aos agricultores familiares que estoquem seus produtos para serem comercializados a preços mais justos.
Acompanhando todo o processo de instalação na cidade de São Cristóvão, a coordenadora estadual, Carla Santana, participou da solenidade de lançamento e fez questão de esclarecer dúvidas de alguns participantes quanto ao recebimento e a manipulação dos alimentos. Para a coordenadora é necessário que os responsáveis sejam capacitados para que não venham a desperdiçar nem tampouco manusear de forma errônea os alimentos.
“O preparo correto do alimento é muito importante para uma boa degustação. Vale apena ressaltar que a criatividade também é um item que conta ponto nesse momento, por isso uma nutricionista irá passar todas as informações e até mesmo dicas de receitas para que o cardápio não vire rotina” esclareceu.
Segundo a secretária o PPA beneficiará cerca de 25 entidades, que englobam escolas e associações de moradores serão beneficiadas, onde receberão semanalmente uma variedade de alimentos, bem como frutas, hortaliças, verduras e doces.
“O programa contempla apenas as instituições que tem documentação em dia, o que não significa que as entidades que ficaram de fora na primeira etapa deste processo participem” alertou. As instituições que por algum motivo não se inscreveu no programa poderá participar assim que a nova etapa para inscrição for aberta.
Instituído pelo artigo 19 da Lei 10.696/2003, o PAA é desenvolvido com recursos dos Ministérios do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e do Desenvolvimento Agrário (MDA). As diretrizes do PAA são definidas por um Grupo Gestor coordenado pelo MDS e composto por mais cinco Ministérios.

Texto e foto: Grazziele Santos