23 outubro 2012

CMDCA REALIZA CAPACITAÇÃO DE CONSELHEIROS TUTELARES


A Prefeitura Municipal de São Cristóvão abriu na manhã de ontem, 22, o curso de formação para conselheiros de direitos e tutelares. Promovido pela Secretaria da Inclusão e do Desenvolvimento Social, por meio do Conselho Municipal do Direito da Criança e do Adolescente (CMDCA), a capacitação contou com a presença de diversos conselheiros tutelares e presidentes de instituições não-governamentais.
Após a composição da mesa, que contou com a presença de diversas autoridades os inscritos apreciaram a palestra do Doutor Yuri de Paula, jurista e terapeuta comportamental, que palestrará durante toda a semana.
A capacitação que será realizada até a próxima sexta-feira teve sua inscrição aberta para todo o estado de Sergipe. De acordo com a Presidente do Conselho, Lúcia Souza, todos os municípios sergipanos têm um conselho tutelar, mas apenas as cidades de Maruim, Aracaju e Carmópolis se inscreveu.
“Essa capacitação é de suma importância não somente para os conselheiros, mas também para as pessoas que participam ou estão a frente de instituições quer seja governamental ou não. Aqui elas aprenderão como lidar em algumas situações” reforçou a presidente.
Entre os assuntos debatidos estão os direitos da criança e do adolescente e o ECA. Para o Dr. Yuri, o conselheiro tutelar é uma autoridade e deve saber exercer seus direitos perante algumas situações.
“A função dos conselheiros vai mais além do recebimento e averiguação da denúncia, nos casos de adolescentes infratores é função do conselheiro acompanhá-lo, verificando em quais condições esse jovem se encontra” disse.
O evento está segue até a próxima sexta e os interessados em participar podem comparecer a partir das 8h no Lar Esmeralda, Povoado Recreio dos Passarinhos.



Texto e foto: Grazziele Santos