17 outubro 2012

PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA REALIZA EXAME DE TRACOMA NA ESCOLA MANOEL DOS PASSOS

Na manhã desta quarta-feira, 17, a Secretaria Municipal de Saúde de São Cristóvão realizou o Programa Saúde na Escola, com o enfermeiro Luciano Cunha, o qual foi à Escola Municipal Manoel dos Passos tratar do Tracoma com crianças do com idades entre 7 e 12 anos, examinando-as e encaminhando-as.

Tracoma é uma doença oftálmica altamente contagiosa, causadora de comprometimentos na córnea e na conjuntiva. Provoca fotofobia, dor e lacrimejamento, podendo levar à cegueira.

O enfermeiro esteve acompanhado de agentes de saúde da região, os quais fizeram um banco de dados com os resultados dos exames realizados pelo enfermeiro com cada criança. À medida que foram examinadas, as crianças tiveram seus nomes anotados e o diagnóstico indicado pelo enfermeiro.

Devidamente equipado, Luciano pôde detectar o indício do tracoma entre outras doença que acometem a visão, a exemplo da conjutivite. As crianças que não apresentaram nenhum sintoma foram liberadas e as demais reeberão o tratamento adequado.

“O exame é indicado para uma única vez e os nomes das crianças que apresentaram as características serão lançados no sistema e o enfermeiro administrará uma única dose, via oral, do antibiótico chamado azitromicina, calculada de acordo com o peso da criança, sendo este o remédio necesário”, explicou Luciano.

É causada pela bactéria Chlamydia trachomatis e é transmitida por contato direto com os olhos, nariz e secreções bucais de indivíduos afetados, ou então através de objetos que tiveram em contato com essas secreções. A doença pode ser efectivamente tratada com antibióticos e prevenida através de higiene adequada e meios educativos. É também importante evitar o contacto de indivíduos infectados com indivíduos sãos.

Após terem superado o medo do exame, o qual consiste na observação da pálpebra, as crianças ganharam doces, pipocas e bolas de assopro, encorajando as demais.

O Programa tem sido desenvolvido nas escolas do município de São Cristóvão, sejam elas da rede estadual, municipal ou particular, levando equipes da Saúde em parceria com a Educação, prevenindo doenças através de palestras, exames, para as crianças, melhorando a qualidade de vida das familias.


Texto e Fotos: Yara Santos